Página inicial - Menu Noticias - Sustentabilidade em uma encruzilhada: desafios e oportunidades de desenvolvimento do Escudo das Guianas

Localizado no norte da América do Sul, o Escudo das Guianas atravessa as fronteiras de seis países: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia. Com uma abundante floresta tropical, abriga uma extraordinária biodiversidade com plantas medicinais, produtos florestais, minerais, potencial para energias renováveis ​​e também uma região com notável riqueza cultural. Os desafios impostos pela exploração irresponsável de recursos, degradação ambiental, mudanças climáticas e pandemias ofuscam abordagens que podem levar à sustentabilidade genuína. A publicação inclui quatro partes: Sustentabilidade e Cultura; Produção Sustentável; Natureza, Biodiversidade e Saúde; e Integração Regional. A inclusão e o posicionamento deste livro para a ação se encontram numa encruzilhada de degradação planetária em andamento e uma humanidade que parece ter perdido o foco do seu destino. O caminho proposto para superar os desafios atuais oferece soluções para potencializar o desenvolvimento local, regional e global.

Público: Discentes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais da área e público em geral com interesse no Escudo das Guianas.

Certificado de participação: Sim

Plataforma:  Youtube

Línguas: espanhol/português.

Inscrições/no Brasil: Sisnaea

Data: 19 de abril de 2022

Horário: 10h30min (Belém, Brasil)

Hard copy: Usd $20,00- Institute for Graduate Studies and Research. email igsr@uvs.edu , Phone 597- 490900.

Participantes:

Palestrante: Professor titular Jack Menke, Universidade Anton de Kom do Suriname

Possui doutorado pela Universidade de Amsterdã (1998). É professor titular e atua principalmente na area de metodologia de pesquisa em Ciências Sociais em Sociedades Multiétnicas, na Universidade Anton de Kom do Suriname e é presidente da Fundação para as Artes e Ciências. Desde 2008, é afiliado ao Instituto de Pós-Graduação na Universidade Anton de Kom do Suriname, onde coordena os programas de Pós-Graduação de Desenvolvimento e Políticas e Métodos de Pesquisa. Participou em vários projetos acadêmicos de prestígio em universidades nos Estados Unidos, Brasil, Caribe, Bélgica, Holanda, África do Sul e Maurício. Sua pesquisa atual se concentra em políticas de saúde de acordo com o “princípio da Saúde Única” entre outros na área de estudos da hanseníase. Publicou 10 livros e 130 artigos sobre política, saúde e ecologia, diversidade cultural e metodologia. Seu trabalho recente é Sustentabilidade em uma encruzilhada: desafios e oportunidades de desenvolvimento do Escudo das Guianas.

Moderador: Prof. Dr. Hisakhana Corbin, NAEA/UFPA

Possui curso técnico em Agricultura Geral (Guyana School of Agriculture, 1998). Graduou-se em Estudos Ambientais (Faculty of Natural Sciences, University of Guyana, 2004) e possui mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (Universidade Federal do Pará, 2007). Possui Doutorado em Ciências: Área de Concentração em Desenvolvimento Socioambiental (Universidade Federal do Pará, em 2012). Foi bolsista da United Nations University (UNU) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dede julho de 2014 é Professor e Pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Brasil. Atualmente, trabalha principalmente nas áreas de população, meio ambiente e desenvolvimento. Trabalhou como Associado Sênior em Environmental Safeguards no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, Estados Unidos. No BID, trabalhou no setor de Salvaguardas Socioambientais em projetos em vários setores inclusive agricultura, mudança climática, desenvolvimento urbano, mineração, água e saneamento e modernização do estado. Tem participado em treinamento acadêmico/profissional e/ou desenvolveu atividades profissionais e nos seguintes países: Brasil, Belize, Canadá, Chile, Guiana, Suriname e Estados Unidos.