Links Relacionados

Agenda de Eventos

Notícias

28/08/2019 – Palestra: O entrelaçamento de uma mentira: Belo Monte desde a perspectiva de O Globo (2006-2011)

Para os movimentos sociais que militam contra a Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, não é novidade que o jornal O Globo é um dos muitos agentes responsáveis pela imposição e implementação deste projeto. Mas surge a pergunta: Por que isso pode ser afirmado? Como entender este processo na perspectiva da comunicação? Para isso, no próximo dia 9 de setembro, a partir das 9h30min, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), a professora Dra. em filosofia Adriana Montanaro-Mena fará uma palestra, intitulada "O entrelaçamento de uma mentira: Belo Monte desde a perspectiva de O Globo (2006-2011)", para discutir esta questão.

 

Serviço

Palestra: O entrelaçamento de uma mentira: Belo Monte desde a perspectiva de O Globo (2006-2011)

Data: 9/9/2019

Hora: 9h30

Inscrições: Gratuitas através do SisNaea

Carga Horária: 4 horas

09/08/2019 – Palestra: 'Festa, Religião e Cidade no Brasil Contemporâneo'

Palestra: 'Festa, Religião e Cidade no Brasil Contemporâneo'

No próximo dia 22 de agosto, a partir das 9h da manhã, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA), a Profa. Dra. Léa Freitas Perez, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizará a palestra “Festa, Religião e Cidade no Brasil Contemporâneo”. O evento é uma iniciativa do IFCH e do 
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), filiado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea).

Serviço: 

Data: 22 de agosto
Hora: 9h
Local: Auditório do IFCH
Carga horária: 4 horas
Inscrições gratuitas: SisNaea
Informações: Tel (91) 32017231

Sobre a palestrante

A professora Léa Freitas Perez possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, licenciatura em 1979 e bacharelado em 1980. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Porto Alegre e Doutorado em Anthropologie Sociale et Ethnologie pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1993). Realizou estágio sênior de pesquisa, no ISCTE-IUL, Lisboa, entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010. Membro do Conselho Científico da ABA (2002-2006). Coordenou a Comissão de Ensino da ABA (2006-2008). Foi Vice-coordenadora da Comissão de Ensino e Ofício da ABA (2008-2010). Membro do Conselho Fiscal da ABA (2006-2008). Membro do Conselho Fiscal da ANPOCS (2008-2010). Fundadora, em, 2002 e coordenadora do Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis, UFMG. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul entre 1987 e 1996. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1997, na qual atualmente é professor titular. Professora residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - Ieat- da Ufmg entre agosto de 2017 a julho de 2017. Bolsista de produtividade do CNPq.

 

18/06/2019 – Seminário

Seminário "Etnoherpetologia e conservação: saberes populares na proteção dos lagartos no Nordeste paraense", de Beatriz Nunes Cosendey, bolsista da FAPERJ e discente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução desta Universidade e realizando o ‘doutorado sanduíche’ junto ao PPGDSTU/NAEA-UFPA sob a orientdação da Profa. Dra. Ligia T. Lopes Simonian.

Será realizado no Miniauditório no dia 25/06 às 15h.

 

 

05/06/2019 – Seminário Interdisciplinaridade, Ciência e Política na Amazônia

 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, do Núcleo de Altos Amazônicos (PPGDSTU/NAEA-UFPA), ancorado no conjunto de professores e discentes da disciplina Fundamentos Epistemológicos da Interdisciplinaridade,propõe como evento de finalização da citada disciplina, a realização do Seminário “Interdiciplinaridade, Ciência e Política na Amazônia”.  O evento terá caráter aberto à comunidade universitária com objetivo de  debater temas e questões controversas do que temos, desenvolvemos e entendemos como práticas de interdisciplinaridade e suas possibilidades e condições em contribuir para as relações  entre ciência(s) e sociedade. Entende-se, também, que por a Amazônia se tratar de um sistema político, social, econômico e científico complexo, especialmente no contexto de crise continuada que é imposta à região, o debate político sobre o papel da prática científica interdisciplinar é relevante a nos fazer adentrar nas relações sociedades e natureza no mundo social da Amazônia.

informaçãoes email:secadjunta.naea@gmail.com

Acesse aqui a programação do evento.

22/05/2019 – Seminário: FLORESTalks: Desenvolvimento Floresta Amazônica

No próximo dia 5 de junho de 2019, quarta-feira, o grupo de pesquisa do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), denominado Economia, Conservação e Governança Ambiental na Amazônia, liderado pela Profa. Dra. Claudia de Barros e Azevedo Ramos, realizará o evento “FLORESTalks: Desenvolvimento Floresta Amazônica” no Auditório do Naea. O encontro será uma oportunidade para discutir e compartilhar experiências positivas no uso da floresta amazônica para refletir sobre novas práticas de desenvolvimento na região. O “FLORESTalks” é gratuito e com certificado de participação. Além disso, será realizada, no hall do Naea, simultaneamente ao evento, uma feira de produtos sustentáveis amazônicos.

Inscrições gratuitas de 22 de maio a 04 de junho de 2019 clicando aqui no SisNaea em "acessar o sistema" ou "cadastre-se" para quem ainda não tem login e clicar em "eventos abertos" para a inscrição.

Acesse aqui a programação do evento.

11/02/2019 – ABERTAS AS INSCRIÇÕES para o I Debate Olhares sobre a Venezuela: A Soberania Nacional em Debate que ocorrerá dia 21/02/2019 no auditório do NAEA

O objetivo do debate é reunir diferentes estudiosos e personalidades da universidade e da sociedade civil, visando discutir os diferentes aspectos da crise política da Venezuela e seus transbordamentos para a América do Sul e para o mundo, ante à ingerência norte-americana na região sul-americana e suas consequências geopolíticas e democráticas. Busca-se construir uma reflexão que sugere novos olhares da realidade Venezuelana negligenciados pela cobertura da mídia internacional.

Para mais informações e inscrição, cadastre-se aqui no SISNAEA e acesse sua área de usuário, caso já tenha cadastro feito, apenas clique em acessar o sistema e escolha o evento para inscrição. Vagas limitadas!

Veja a programação completa aqui.

 

04/12/2018 – Abertura do II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Critica e atualização do debate na produção do conhecimento na Amazônia

ATENÇÃO

Conforme a programação divulgada na página do evento, informamos que a abertura do simpósio será no auditório do Parque Zoobotânico Museu Goeldi, com credenciamento iniciando as 16h.

05/11/2018 – Prorrogação de prazo para submissão de Trabalhos para o II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Critica e atualização do debate na produção do conhecimento

A Comissão Organizadora do II SIMPÓSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO: CRITICA E ATUALIZAÇÃO DO DEBATE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA prorroga o prazo para submissão de resumos até o dia 15 de novembro de 2018.
 
O Simpósio ocorrerá no período de 05 a 07 de dezembro de 2018, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).
 
Inscrições e maiores informações: http://www.naea.ufpa.br/45anos/index.php/eventos/view/IISIISDCADPCA

30/10/2018 – II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Critica e atualização do debate na produção do conhecimento na Amazônia

O segundo simpósio internacional do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos se propõe a tratar da produção de conhecimento em uma região cuja importância é notória. O NAEA tem persistentemente ensaiado uma trajetória de formação e pesquisa interdisciplinar que se sintetiza tanto nas condições de possibilidade para essas experiências, ao longo desses 45 anos, quanto no questionamento sobre as dificuldades de propostas, processos e produtos que revelem abordagens, perspectivas ou práticas interdisciplinares. Além disso, relaciona-se a interdisciplinaridade à possibilidade de se estudar o desenvolvimento e a sustentabilidade de forma crítica, temáticas caras ao Núcleo desde a sua criação.

A realização deste segundo simpósio tem contribuições distintas mas complementares. Para o público externo será uma oportunidade de ter acesso a um conjunto de temas, reflexões, críticas e produção do conhecimento acerca da Amazônia, que tem na interdisciplinaridade a forma de estabelecer conexões necessárias. Para o público interno será um momento de reflexão e de um amplo debate focalizando as próprias condições de progresso das pesquisas e formação interdisciplinar/transdisciplinar, e ressaltando as dificuldades relativas ao ensino e aos procedimentos pedagógicos, e para isto convidar instituições com propósitos e trajetórias semelhantes.

informações email: secadjunta.naea@gmail.com

O Simpósio se propõe a discutir a produção do conhecimento realizada pelo NAEA nestes 45 anos refletindo sobre as centenas de trabalhos acadêmicos entre teses, dissertações e monografias de especialização produzidos até agora. A interdisciplinaridade tem permitido uma melhor inteligência das complexas situações sociais, culturais, políticas, econômicas, ecológicas que se desenvolvem nas Amazônias? Esta é uma questão que pontuará as mesas redondas do evento. Isso tudo busca demarcar os 45 anos do NAEA como um momento de reflexão, mas também de afirmação de uma instituição que tem na produção do conhecimento interdisciplinar a sua marca.

 

INFORMAÇÕES

Email: 2simposio.naea45anos@gmail.com

Inscrição e detalhes em: http://www.naea.ufpa.br/45anos/index.php/eventos/view/IISIISDCADPCA

 

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) - www.naea.ufpa.br
Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto - Campus Profissional. Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Cep: 66075-900 - Belém-PA.