Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial - Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Published: Monday, 03 June 2019 10:43 | Last Updated: Friday, 05 June 2020 11:06

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) é uma das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fundado em 1973, com sede em Belém, Pará, Brasil, o Naea tem como objetivos fundamentais o ensino em nível de pós-graduação, visando em particular a identificação, a descrição, a análise, a interpretação e o auxílio na solução dos problemas regionais amazônicos; a pesquisa em assuntos de natureza socioeconômica relacionados com a região; a intervenção na realidade amazônica, por meio de programas e projetos de extensão universitária; e a difusão de informação, por meio da elaboração, do processamento e da divulgação dos conhecimentos científicos e técnicos disponíveis sobre a região. O Naea desenvolve trabalhos priorizando a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

As atividades de ensino estão organizadas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), que integra os níveis de Doutorado e Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP), em nível de Mestrado, e no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (PPLS), no nível de Especialização.

Com uma proposta interdisciplinar, o Naea realiza seus cursos de acordo com uma metodologia que abrange a observação dos processos sociais, numa perspectiva voltada à sustentabilidade e ao desenvolvimento regional na Amazônia.

O Naea é uma das maiores instituições que trabalham com desenvolvimento regional no Brasil. O PPGDSTU, por exemplo, possui o conceito 06, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo uma referência nacional.

O ensino e os trabalhos científicos desenvolvidos no Naea, cujas contribuições são reconhecidas internacionalmente, são orientados por um corpo docente qualificado com formações diversas em várias áreas do conhecimento.

A infraestrutura é garantida por amplas salas de aula, dois auditórios, uma biblioteca setorial e dois laboratórios: o Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento e o Laboratório de Apoio ao Discente.

O Naea promove, além disso, cursos de extensão, palestras, seminários e outros encontros que priorizam o debate das questões regionais e suas relações nacionais e internacionais.

A proposta da interdisciplinaridade também permite que os pesquisadores prestem consultorias a órgãos do Estado e a entidades da sociedade civil, sobre temas de maior complexidade, mas que são amplamente discutidos no âmbito da academia.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página