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Projeto “novo” Ver-o-Peso: cidadania e dilemas do planejamento e da participação social em Belém (PA) (Paper 396)
Autor(es): Brenda Vicente Taketa, Guilherme Guerreiro Neto e Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior
Ano: 2018
Resumo: O complexo do Ver-o-Peso, como espaço de vida espontânea, foge à ideia de espaço programado bem característico do que se vê hoje em muitas cidades contemporâneas. A proposta de reforma de uma das feiras compreendidas pelo complexo provocou, desde o anúncio em janeiro de 2016, reações de diversos setores da sociedade. As críticas apontavam principalmente a desconsideração de elementos que marcam sua realidade sociocultural e econômica, assim como a concepção autoritária de que se revestiu o planejamento. Como proposta de discussão, pontuamos neste trabalho, com base em autores que consideram a natureza social do espaço e as diferentes dimensões dessa natureza no planejamento urbano, que as ações e projetos de governo sobre o espaço público podem ser interpretados como parte de uma tendência das políticas urbanas de tornar as cidades mais competitivas, levando em conta, para isso, o elemento cultural como dimensão relevante dessa estratégia e a pouca participação da sociedade no processo de tomada de decisão. Além disso, ao mesmo tempo em que apresenta semelhanças com processos mundiais que caminham na mesma direção, sob feições de um culturalismo de mercado, a reforma objeto de análise ganha particularidades a partir do contexto socioeconômico e espacial em que a cidade de Belém se encontra envolvida.
Palavras-chave: Espaço público. Requalificação urbana. Culturalismo de mercado. Ver-o-Peso.
Abstract:

The Ver-o-Peso complex, as a spontaneous living space, runs away from the idea of a programmed space, very characteristic of what is seen today in many contemporary cities. The proposal to reform one of the markets comprised by the complex generated, since the announcement in January 2016, reactions from various sectors of society. Critics pointed mainly to the disregard of elements that are central to their socio-cultural and economic reality, as well as the authoritarian conception of which the planning was full of. Aiming to propose a discussion, we point out in this paper, based on authors who consider the social nature of space and the different dimensions of this nature in urban planning, that government actions and projects on public space can be interpreted as part of a tendency of urban policies to make cities more competitive, taking into account the cultural element as a relevant dimension of this strategy and the low participation of society in the decision-making process. Moreover, at the same time as it presents similarities with world processes that move in the same direction, with features of market culturalism, the reform subject to analysis develops particularities from the socioeconomic and spatial context in which the city of Belém (Pará) is involved .

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