Lançamento do Calendário de Defesas de 2019
Para conferir clique Calendário de defesas 2019
Para conferir clique Calendário de defesas 2019
O curso de pós-graduação lato sensu “Comunicação Científica na Amazônia”, referente à XXVIII edição do Fipam – Programa de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas promove no dia 13 de agosto, a partir das 9h, no Auditório do Naea, o Seminário “Comunicação, Ciência e Amazônia”, cujos trabalhos apresentados marcam as pesquisas em andamento no curso, que tem como fio condutor uma estreita conexão entre a Comunicação e a Divulgação Científica. O evento é mais um no ano de comemoração dos 45 anos de implantação do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.Nesse sentido, os trabalhos refletem a apropriação por parte do corpo discente dos temas prementes da agenda amazônica atual e a capacidade de fazer denúncias em relação as violações de direitos territoriais e ambientais e a partir de levantamentos e sistematização científica, com o suporte da utilização de ferramentas tecnológicas.
O Seminário “Comunicação, Ciência e Amazônia” inicia com a conferência “As imagens da Amazônia: arte e história global”, com o prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo, professor e pesquisador da Faculdade de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, seguidos dos trabalhos em grupo realizados pelos discentes com fins de divulgar cientificamente conteúdos importantes sobre a Amazônia, entre os quais pesquisas em andamento de pesquisadores da região e levantamentos próprios realizados pelos mesmos discentes sobre temas específicos.
Programação
09:00h - 10h30: Conferência de abertura: As imagens da Amazônia: arte e história global.
Conferencista: Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo (PPHIST/UFPA)
11:00h -12:00h: Rios contaminados: uma tragédia anunciada em Barcarena
12:00h – 14:30h: Intervalo para almoço
14h30 -15:00h: Entre várzea e terra firme: direitos conflitos fundiários no Lago Grande do Curuai
15:00h - 15h30: Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as comunidades quilombolas
15h30 – 16:00h: O PL do Veneno e as perspectivas científicas sobre os agrotóxicos.
16:00h – 16h30: Caminhos do Tucunduba: explorando os olhares para um rio urbano.
16h30 – 17:00h: Áreas protegidas na Terra do Meio-PA: uma interpretação dos processos de degradação dos recursos naturais e a importância de sua preservação.
17:00h – 17h30: O Agro não é POP!
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.