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Habitus camponês-caboclo e disposições temporais nos camelôs do centro comercial de Belém (Paper 385)
Autor(es): Alexandre Sócrates Araujo de Almeida Lins e Fábio Fonseca de Castro
Ano: 2018
Resumo: Este artigo visa demonstrar que as disposições produtivas do tipo camponês-caboclo, descrito por Costa (2012a e 2012b), estão presentes nos camelôs do Centro Comercial de Belém. Para isso, este estudo se baseia em Schutz (1967, 1970 e 1987), em que a experiência intersubjetiva é uma co-constituição do mundo social pelas consciências que nele estão presentes, a partir da sedimentação e transmissão das reservas de experiência. A pesquisa argumenta ainda a importância de compreender a dimensão incorporada desses modos práticos de conhecimento e ação, através da noção de habitus, de Bourdieu (2009). A identificação desses sedimentos foi feita, juntamente, com a compreensão das especificidades do tipo camelô na contemporaneidade através de uma pesquisa de campo de inspiração etnográfica, dentro da perspectiva de um fenômeno social total, aos moldes de Mauss (2003), ou seja, com seus aspectos religiosos, sensíveis, políticos e familiares. Para captar esses aspectos do universo camelô foram realizadas 10 entrevistas em profundidade, com roteiro flexível, de agosto de 2016 a junho de 2017.
Palavras-chave: Camelôs. Caboclos. Setor Informal. Trabalho. Centro Comercial de Belém.
Abstract:

This article aims to demonstrate that procuctive provisions of camponês-caboclo type, described by Costa (2012a and 2012b) are present at camelôs from Belem’s Commercial Centre. For this, this study is based on Schutz (1967, 1970 and 1987), where the instersubjective experience is a co-constitution of the social world by the consciences that are present, from the sedimentation and transmission of the reserves of experience. The researche further argues the importance of understanding the embedded dimension of these pratical models of knowlege and action, through Bourdieu’s (2009) notion of habitus. The idetification of these sediments was done together with the understanding of camelô-type specificities in contemporary times through n ethnographic-inspired field research, within the perspetive of total social phenomenon, according to Mauss (2003), that is, with its religious, sensorial, political and familiar aspects. To capture all this camelô universe, we used 10 deep interviews, with a flexible script, from August 2016 to June 2017.

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