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A comercialização de produtos da produção familiar rural: o caso de Cametá (162)
Autor(es): Jochen Dürr
Ano: 2002
Resumo: O estudo de caso analisa as estruturas de mercado no município de Cametá, descrevendo a comercialização de produtos da produção familiar rural como o arroz, o milho, a farinha de mandioca, a pimenta do reino, o cacau, o açaí, o palmito e a castanha do Pará. Os resultados da pesquisa de campo abordam as cadeias de comercialização, os tipos de mediação mercantil, as margens de agregação de valor e a participação dos diferentes setores do elo na formação do preço final. A partir daí, as funções dos diferentes agentes mercantis e as diferenças que existem entre os vários tipos de produtos como as commodities, as lavouras brancas e os produtos extrativistas na comercialização são explicadas. As implicações da situação mercadológica para o desenvolvimento local, como a ainda forte concentração da produção familiar em alguns produtos, a falta de mercados para outras culturas e os preços baixos dos produtos são esboçadas. Finalmente, as conseqüências para estratégias de comercialização, principalmente no nível de auto-organização coletiva dos produtores são discutidas, dando alguns casos exemplares verificados em Cametá, como, por exemplo, aumentar a concorrência entre os intermediários, agregar valor aos produtos e valorizar melhor os recursos existentes no município.
Palavras-chave: Comercialização. Agricultura familiar. Desenvolvimento local. Estrutura de mercado.
Abstract:

This case study analyses market structures in the municipality of Cametá, describing the commercialisation of products of small farmers, like rice, maize, cassava flower, pepper, cocoa, açaí, palmhearts and Brazil nuts. The results of the field studies include the commercialisation chain, the mercantile mediation, the mark-ups and the participation of the different sectors of the chain in the formation of the final price. The functions of the different agents and the differences between the various types of products, like commodities, subsistence crops and extractivist products in the commercialisation process are explained. The implications of the market situation for the local development, like the dependence of the small farmholders on few products, market failures and the often low agricultural prices, are outlined. Finally, the consequences for commercialisation strategies of self-help groups and organisations are discussed, giving some examples from the study site in Cametá, like the possibility of intensifying the competition among intermediaries, adding value to the local products and utilising better the existing resources in the municipality.

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