Escolha o Idioma:        

Papers

Cartas de datas de sesmarias. Uma leitura dos componentes mão-de-obra e sistemas agroextrativista do vale do Tocantins colonial (151)
Autor(es): Maria de Nazaré Angelo-Menezes
Ano: 2000
Resumo: Durante o povoamento colonial, políticas agrárias interviram e interagiram na região amazônica, e ainda hoje, exercem influência sobre o atual sistema agrário. Este paper foi elaborado na perspectiva de contribuir para o conhecimento da sociedade agrária colonial do vale do Tocantins. O espaço físico, econômico e social visualizado através das Cartas de Datas de Sesmarias, permite a leitura, entre outras, dos componentes mão-de-obra e sistema agroextrativista.
Palavras-chave: Sesmarias. Agricultura. Sistema agrário. Sistemas de produção. Período colonial. História agrária regional. Amazônia. Vale do Tocantins.
Abstract:

Durante o povoamento colonial, políticas agrárias interviram e interagiram na região amazônica, e ainda hoje, exercem influência sobre o atual sistema agrário. Este paper foi elaborado na perspectiva de contribuir para o conhecimento da sociedade agrária colonial do vale do Tocantins. O espaço físico, econômico e social visualizado através das Cartas de Datas de Sesmarias, permite a leitura, entre outras, dos componentes mão-de-obra e sistema agroextrativista.

[ fazer download ]
Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231