Escolha o Idioma:        

Papers

O fim da supremacia da política: possibilidades e limites da intervenção do estado na interpretação da teoria de sistemas (102)
Autor(es): Armin Mathis
Ano: 1998
Resumo: A teoria dos sistemas é sem dúvida uma das teorias, que nos últimos anos mais se desenvolveu ciências sociais. Em tempos de mudanças paradigmáticas - forçado ainda pelas profundas transformações da realidade social, deste o fim do “socialismo real” - as teorias de sistemas nutrem o seu charme por dois motivos. Por lado porque como meta-teorias elas possibilitam construções teóricas bem elaboradas - sem se “preocupar com a empiría”. Por outro lado elas facilitam a comunicação interdisciplinar, devido a sua arquitetura teórica que mostra em vários pontos semelhanças com novos modelos explicativos surgindo nas ciências exatas nos últimos vinte anos.
Palavras-chave: Supremacia da política. Intervenção do Estado. Teoria de sistemas.
Abstract:

A teoria dos sistemas é sem dúvida uma das teorias, que nos últimos anos mais se desenvolveu ciências sociais. Em tempos de mudanças paradigmáticas - forçado ainda pelas profundas transformações da realidade social, deste o fim do “socialismo real” - as teorias de sistemas nutrem o seu charme por dois motivos. Por lado porque como meta-teorias elas possibilitam construções teóricas bem elaboradas - sem se “preocupar com a empiría”. Por outro lado elas facilitam a comunicação interdisciplinar, devido a sua arquitetura teórica que mostra em vários pontos semelhanças com novos modelos explicativos surgindo nas ciências exatas nos últimos vinte anos.

[ fazer download ]
Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231