Escolha o Idioma:        

Papers

Análise do setor de frutas frescas e transformadas do Estado do Pará: os casos do açaí, castanha-do-Brasil e cupuaçu (091)
Autor(es): Luís Alfredo Guimarães, Bruno Henry de Frahan, Deusima Miranda Rodrigues, Teresinha Monteiro Santos
Ano: 1998
Resumo: O setor de fruticultura no Estado do Pará vem sofrendo modificações significativas nos últimos anos. Caracterizado, outrora, apenas pelo extrativismo, onde apenas uma pequena produção era colocada no mercado, hoje em dia, já se pode sentir uma dinâmica diferente, onde novos plantios de frutas diversas estão sendo implantados em algumas regiões do estado, quer sejam, frutas oriundas de outros pontos do país ou aquelas originárias da própria região. O presente trabalho pretende encontrar pistas para que a agricultura familiar, principal responsável pela produção de alimentos na região, possa melhor negociar seus produtos, seja vendendo-o “in natura” em determinadas épocas dos anos, seja a eles agregando valor.
Palavras-chave: Frutas. Açaí. Castanha-do-Brasil. Cupuaçu. Mercado.
Abstract:

O setor de fruticultura no Estado do Pará vem sofrendo modificações significativas nos últimos anos. Caracterizado, outrora, apenas pelo extrativismo, onde apenas uma pequena produção era colocada no mercado, hoje em dia, já se pode sentir uma dinâmica diferente, onde novos plantios de frutas diversas estão sendo implantados em algumas regiões do estado, quer sejam, frutas oriundas de outros pontos do país ou aquelas originárias da própria região. O presente trabalho pretende encontrar pistas para que a agricultura familiar, principal responsável pela produção de alimentos na região, possa melhor negociar seus produtos, seja vendendo-o “in natura” em determinadas épocas dos anos, seja a eles agregando valor.

[ fazer download ]
Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231