Escolha o Idioma:        

Papers

Complexo industrial, inovações tecnológicas e desenvolvimento regional: uma abordagem analítica como suporte ao planejamento do desenvolvimento regional (075)
Autor(es): David Ferrera Carvalho
Ano: 1997
Resumo: Este ensaio, antes de tudo, se propõe discutir a teoria do complexo industrial como um instrumento macroeconômico de análise de um conjunto de indústrias - espacial e inter-setorialmente articuladas entre si -, sob o comando de uma indústria motriz. A noção de complexo industrial se constitui numa unidade analítica útil capaz de auxiliar os planejadores do desenvolvimento da Amazônia a articularem políticas regionais de desenvolvimento industrial, sobretudo para os complexos mínero-metalúrgicos da região. Este trabalho é fruto das recentes pesquisas sobre inovações tecnológicas e complexos minerais, resultantes dos convênios firmados entre a Universidade Federal do Pará-UFPA e Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia-SUDAM, das quais participei como consultor.
Palavras-chave: Complexo Industrial. Inovações tecnológicas. Desenvolvimento regional. Desenvolvimento industrial.
Abstract:

Este ensaio se propõe discutir a teoria do complexo industrial como um instrumento macroeconômico de análise de um conjunto de indústrias – espacial e setorialmente articuladas entre si -, sob o comendo de uma indústria motriz. Este trabalho também é fruto das recentes pesquisas sobre inovações tecnológicas e complexos minerais, resultantes dos convênios firmados entre a Universidade Federal do Pará - UFPA e Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM. O trabalho foi organizado em três seções. Na primeira, além de se buscar demarcar o conceito de complexos industriais, discute-se, sinteticamente, a dinâmica das inovações tecnológicas, a partir da visão neo-schumpteriana, e suas possibilidades interativas e iterativas com os complexos industriais regionais. Na seqüência, incorpora-se na análise as devidas taxonomias das inovações tecnológicas e as características das estruturas dos mercados oligopolistas, como uma espécie de guia para possíveis tipificações dos padrões de indústrias e mercados dos complexos metálicos-metalúrgicos regionais.

[ fazer download ]
Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231