Escolha o Idioma:        

Papers

As ciências, o uso de recursos naturais na Amazônia e a noção de desenvolvimento sustentável: por uma interdisciplinaridade ampla (069)
Autor(es): Francisco Ribeiro da Costa
Ano: 1996
Resumo: As ciências da sociedade, nos paradigmas que conformam suas diversas disciplinas como ciências normais, estabelecidas (Kuhn, 1975), têm como objeto os homens em relação entre si em processos de reprodução, nos quais uma relação com a natureza é por vezes teorizada como relação técnica, por vezes meramente mencionada. No dominante, contudo, sempre posta em condição subordinada. A sociedade - quer vista como estrutura tanscendente aos indivíduos, quer como resultado da subjetividade destes - e sua história - seja interpretada como dinâmica contraditória, porém evolutiva, de condições objetivas, seja vista como evolução linear derivada do progresso gradual do homem e sua racionalidade - são respectivamente o ponto de partida e de chegada de suas preocupações e o locus onde constroem edificações cumulativas de conhecimentos constantemente acionados como forças ativas da própria realidade que procura explicar.
Palavras-chave: Ciência. Recursos naturais. Desenvolvimento sustentável. Interdisciplinaridade.
Abstract:

As ciências da sociedade, nos paradigmas que conformam suas diversas disciplinas, têm como objeto os homens em relação entre si em processo de reprodução, nos quais uma relação com a natureza é por vezes teorizada como relação técnica, por vezes meramente mencionada. Distinguem-se de forma radical, as ciências da sociedade das ciências da natureza. As formas como a sociedade absorve o que se compreende dela ou de sua base natural independe da intenção de quem produziu o conhecimento. É tarefa adicional das ciências da sociedade compreender como e em que direção a dinâmica social absorve os conhecimentos, também aqueles por ela própria gerado. A avaliação crítica do seu próprio papel é sua função.

[ fazer download ]
Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231