Workshop sobre cultivo de dendê no Pará

Naea promove Workshop sobre os impactos do cultivo de dendê no Pará

O Núcleo de Altos Estudos Amazonicos-Naea promove no próximo dia 21 de outubro, o Workshop “Os impactos sociais e ambientais dos investimentos em dendê no Pará”, que abordará expansão desta atividade no estado e os seus efeitos sobre povos e comunidades tradicionais. O evento, que faz parte da programação do “Ano Alemanha +Brasil 2013-2014”, ocorre no auditório do Naea de 10h às 17h e terá entrada franca.

O workshop é resultado de quatro anos de pesquisa realizada pela Drª Rosa Acevedo do Naea em parceria com a Drª  Maria Backhouse da Universidade de Berlim, sobre os impactos de programas de cultivo de dendê na região nordeste do Pará e tem como objetivo informar, trocar ideias, experiências e discutir o tema com pesquisadores, movimentos sociais, sindicatos e ONGs. Dentre assuntos a serem abordados estão
o trabalho escravo, impactos socio-ecológicos, questões de terra, quilombos e agricultura familiar contratada.

Produção – Atualmente o Brasil é um dos um dos maiores produtores e consumidores de agrocombustíveis do mundo sendo 80% de sua produção oriunda do óleo de soja. Com o objetivo de diversificar esta base de matérias-primas o Governo Federal vem incentivando desde 2010 a produção de óleo de palma através do Programa federal de produção sustentável de Óleo de Palma na Amazônia Legal. No entanto, três anos após o seu lançamento, o Programa tem sido questionada por movimentos sociais, quilombolas, agricultores familiares, sindicatos e universitários quanto aos seus impactos sociais e ecológicos.

Serviço:

Workshop “Os impactos sociais e ambientais dos investimentos em dendê no Pará

Data: 21/10/2013

Local: Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – Naea, Universidade Federal do Pará, Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém – PA.

Horário: 10h à 17h.

Programação:

10h– 10h30 - Abertura

Dra. Maria Backhouse  - Políticas transnacionais de energia renovável – dados, argumentos e disputas.

10h30 - Dendê no Pará: Novas relações do trabalho em questão

Guilherme Carvalho  - Agricultura familiar contratada e trabalho escravo nas plantações.

Experiências e Observações - Sindicatos, MST, CPT, ABAA e pesquisadores da UFPA

12h – 13h – Intervalo para almoço

13h – 14h30 - Interações ambíguas: As novas estratégias das empresas e as respostas dos quilombolas

Dra. Rosa Acevedo Marim - Territórios tradicionais sob pressão: os resultados das pesquisas da Nova Cartografia Social

Experiências - Representantes de Quilombolas (Santo Antônio, São Bernadinho, Taperinha)

14h30 – 15h30 Questões jurídicas

Girolamo Treccani  - Direitos fundiários e ambientais e os investimentos em dendê. Perguntas abertas.

Fonte: CCDC/NAEA/UFPA

Foto: Maria Beckhouse