Nota de pesar pelo falecimento do professor Mário Miguel Amin Garcia Herreros

Universidade Federal do Pará
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Nota de pesar pelo falecimento do professor Mário Miguel Amin Garcia Herreros. (ver nota)

É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do querido Prof. Dr. Mário Miguel Amin Garcia Herreros na manhã desta sexta-feira, 05.06.2020.
Doutor em Agricultural Economics pela University of Florida. Mestre em Agricultural Economics pela University of Florida. Graduado em International Agriculture pela California State Polythecnic University, o Prof. Dr. Mário Amin, como gostava de ser chamado, foi um pesquisador e professor consagrado e respeitado, deixando um legado na formação de alunos/as de graduação, mestrado e doutorado na Universidade da Amazônia (UNAMA), onde estava vinculado atualmente, e no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).
Neste integrou uma geração de alto nível que contribuiu para a consolidação do Núcleo como Unidade Acadêmica Interdisciplinar da UFPA.
Professor Visitante no NAEA desde 1996, período em que foi Coordenador do Curso de Especialização em Política de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Amazônia (CIPCTAM) financiado pela United Nations University (UNU) (1997-1999) e por outros organismos. Foi professor do PLADES e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGGP) desde a sua fundação e, posteriormente, sob a liderança do professor Luís Eduardo Aragón Vaca foi Assessor da Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável, sediada no NAEA. Mário Amin exerceu o cargo de Secretário-Geral, e contribuiu para consolidar, a Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA), sob a direção do Prof. Dr. Fábio Carlos da Silva. Recentemente, no ano de 2019, havia se desligado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) do NAEA a fim dedicar mais tempo à família.
Apesar do notório saber adquirido ao longo de décadas de pesquisa e ensino, lembraremos do Mário Amin pela generosidade e pelo carinho com que se relacionava com todos/as. Para ele não havia o lugar formal para iniciar uma boa conversar sobre um tema do momento, bem como sobre os lugares e seus sabores valorizando os momentos afetivos.
O NAEA envia condolências à família e aos amigos e ex-alunos/as e sempre lembrará deste colombiano que foi bem recebido no Brasil e em Belém, em particular, e se dedicou a fortalecer a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Professores, estudantes, técnicos administrativos e Direção do NAEA.