Roda de conversa e lançamento do dossiê “Desastres e crimes da mineração em Barcarena”

No próximo dia 25 de janeiro, sábado, será realizado o lançamento do dossiê “Desastres e crimes da mineração em Barcanarena”, em Vila do Conde, para comunidades atingidas pelos impactos socioambientais da atividade na área. O evento ocorrerá no Salão Paroquial de São João Batista, em frente à praça, no Porto de Vila do Conte, Barcarena, a partir das 8h.

A obra foi organizada pela professora Edna Castro, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), e pelo professor Eunápio do Carmo, da UFPA-campus Marajó Breves, e é resultado de um trabalho de pesquisa de mais de um ano com o objetivo de divulgar conteúdos e análises sobre os impactos de grandes empreendimentos e dos riscos de alta magnitude que os acompanham.

A data escolhida para o lançamento, que também terá uma roda de conversa, é simbólica. Neste dia, completa-se um ano da tragédia-crime ocrrida em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento da barragem de rejeitos da mina do Córrego Feijão, da empresa Vale, deslocou com muita violência e arrastou, para o fundo da lama, vidas e sonhos de muitas famílias. Saldo da tragédia: 259 mortos e 11 desaparecidos.

Os autores também abordam o vazamento da bacia de rejeitos da empresa Hydro-Alunorte, em Barcarena, o que é considerado o maior desastre provocado pelas empresas de minieração no município.

Ao todo, são 20 artigos que incluem os trabalhos realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará(UFPA) e de outras instituições do Brasil, como Amazonas, Minas Gerais, Maranhão, Rondônia, Bahia e São Paulo.

Organizadores: Gettam (Naea), Movimento Barcarena Livre, Gesterra (ICSA), Observatório Pan-Amazônico: Comunicação e Resistência, Gesta/UFMG (Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais),Gedmma (Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Programação:

8h - Abertura

Fala de abertura - Edna Castro (GETTAM/NAEA), Marcel Hazeu (GESTERRA/ICSA) e Barcarena Livre

9h - Mística- Memória de Lutas e Resistência em Barcarena

- Lideranças e Comunidades

9h30 - Ato político contra a tragédia-crime de Brumadinho

- Um ano de impunidade!

10: 00 - Roda de conversa e lançamentos

• Lideranças de movimentos sociais e de comunidades

• Entidades sociais

• Pesquisadores

• Jornalistas

• Participantes

• Estudantes

• Outros

12h - Encerramento

Serviço:

Evento: Roda de Conversa e lançamento do dossiê “Desastres e crimes da mineração em Barcanarena”

Data: 25/01/2020
Hora: 8h às 12h

Local: Salão Paroquial de São João Batista, em frente à praça, no Porto de Vila do Conte, Barcarena.