PPGGDSTU realiza palestra 'Modernidade e tecnologia - reflexões sobre a Amazônia'

PPGGDSTU realiza palestra "Modernidade e tecnologia - reflexões sobre a Amazônia"

Na próxima quinta-feira (21), às 9h, no Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), será realizada a palestra “Modernidade e tecnologia – reflexões sobre a Amazônia”. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), o evento terá como palestrante a Doutora Maria Angela D'Incao, professora Livre Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Sobre o evento:

A sociedade brasileira transformou-se em muitos sentidos desde o fim da ditadura militar e consequente revogação do Ato Institucional número 5, que marca o ingresso da sociedade no processo democrático. Pode ser oportuno nesse momento de nossa história olhar a sociedade, no Brasil, a partir dessa distinção simples e fundamental.  O advento da modernização, do período moderno se fez juntamente com o advento do capitalismo em suas formas distintas e conhecidas. O interesse, como se sabe, é ponto essencial nas sociedades que praticam o capitalismo.

Tomando o interesse como o divisor de águas entre as duas situações sociais, ou seja, a que retrata o bem comum do grupo, e a que retrata as formas sociais mediadas pelo interesse, temos dois tipos básicos de convivência: a que constrói para o comum e a que constrói para o indivíduo ainda que em grupo. O que ocorre nas circunstâncias da Amazônia?

Serviço:

Palestra: "Modernidade e tecnologia - reflexões sobre a Amazônia"

Data: 21/11/2019 (quinta-feira)

Local: Auditório do Naea