Professor Dr. Fábio Carlos da Silva é o novo professor titular do Naea

Na manhã da última sexta-feira, 25 de outubro de 2019, o professor Dr. Fábio Carlos da Silva apresentou a tese “Formação socioeconômica de uma frente pioneira na Amazônia Redenção – Sul do Pará”, como exigência para a promoção ao cargo de professor titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O trabalho foi aprovado pela comissão especial de avaliação, presidida pelo professor doutor Francisco de Assis Costa, e composta pelos também doutores Mario Miguel Amim Garcia Herreros, professor titular da Universidade da Amazônia (Unama), Antônio Cordeiro Santana, professor titular da Universidade da Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Lucas Araújo Carvalho, titular da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Professor Dr. Fábio Carlos da Silva

Bacharel em Administração pela Universidade de São Paulo (1975); Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1982); Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997). Foi Pesquisador do Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Tecnologia do governo do Estado do Amazonas - CODEAMA, onde exerceu os cargos de pesquisador, de 1980 a 1982, e coordenador do setor de avaliação de Projetos de Desenvolvimento Rural e Integrado. de 1982 a 1985. Exerceu funções de pesquisador, assessor e coordenador de pesquisas socioeconômicas do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Pará - IDESP, de 1985 a 1998. Foi coordenador de Estudos Técnico-científicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará, de 2000 a 2007 e Técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, de 2008 a 2015. Foi Diretor Adjunto do NAEA de 2008 a 2013 e Diretor Geral do NAEA de 2013 a 2014.