Grupo de Pesquisa da UFPA participa de congresso mundial sobre florestas

Grupo de Pesquisa da UFPA participa de congresso mundial sobre florestas com dez trabalhos selecionados e pesquisas inéditas sobre a Amazônia

Com dez trabalhos aprovados, o grupo de Pesquisa Economia, Conservação e Governança Ambiental na Amazônia, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), representará a UFPA na edição de 2019 do congresso mundial da IUFRO - The International Union Of Forest Research Organizations. O foco desta edição do congresso é a pesquisa florestal e a cooperação para o desenvolvimento sustentável, contemplando temas como: 'Florestas para as pessoas', 'Florestas e Mudanças Climáticas', 'Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde', 'Biodiversidade' e 'Serviços Ambientais'. O congresso, que acontece a cada cinco anos, será realizado em sua vigésima quinta edição na cidade de Curitiba (PR), entre 29 de setembro e 5 de outubro.

Com apoio do Naea, Capes, CNPq, Ipam e Ideflor-BI,O o Grupo de Pesquisa apresentará resultados inéditos de pesquisas relacionadas a planejamento territorial, concessões florestais, aproveitamento florestal, conectividade florestal, cadeias produtivas do dendê e do açaí. As pesquisas partem da identificação de diferentes problemáticas presentes na região amazônica e buscam a proposição de soluções a partir da investigação científica. De acordo com a Professora Dra. Claudia Azevedo-Ramos, pesquisadora do NAEA e coordenadora do Grupo de Pesquisa, “a seleção dos temas de pesquisa é feita a partir da relevância para a Amazônia. Na atualidade nossos temas estão no centro de discussões importantes para a região, que a nosso ver devem ser feitas com base em dados, buscando soluções a partir de estudos sérios.  O  fato de todos os trabalhos submetidos pelos pesquisadores do grupo terem sido aceitos pelo comitê avaliador do congresso  demonstra a pertinência das pesquisas realizadas, para o Brasil e para o mundo”. ressalta a pesquisadora.

Entre as perspectivas do grupo de pesquisa está a continuidade e a difusão das pesquisas realizadas em áreas chave para o desenvolvimento da Amazônia, além da proposição de novas pesquisas que subsidiem a criação de ferramentas adequadas à promoção do desenvolvimento na região.

Mais informações sobre as pesquisas e a participação do grupo neste e em outros eventos através do email: grupopesq.ambiental@gmail.com