Professora Dra. Rosa Elizabeth Acevedo Marin recebe distinção nacional

A cada ano, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) indica, através de votação entre seus membros, pesquisadores de destaque na região onde o congresso nacional da entidade é realizado. Este ano, durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Belém, capital do Pará, a professora Dra. Rosa Elizabeth Acevedo Marin foi indicada e agraciada com o prêmio “José Marques de Melo”, em reconhecimento a sua trajetória ímpar e a sua contribuição às pesquisas sociais na Amazônia, desenvolvidas no Núcleo de Alto Estudos Amazônicos (Naea).

Professora Dra. Rosa Elizabeth Acevedo Marin

Possui graduação em Sociologia pela Universidad Central de Venezuela, doutorado em História e Civilização - École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França; pós doutorado na Université de Québec à Montreal, Canadá e no Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (IHEAL), França. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Pará vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - PPGDSTU /Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e Programa de Pós-Graduação em Antropologia PPGA. Colabora no Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Escravidão no Pará, Comunidades Remanescentes de Quilombo, Territórios, Identidades e Cartografia Social.

Intercom

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.