Coletânea “Paisagens evanescentes: Estudos sobre a percepção das transformações nas paisagens pelos moradores dos rios amazônicos”

A coletânea “Paisagens evanescentes: Estudos sobre a percepção das transformações nas paisagens pelos moradores dos rios amazônicos” é a mais nova obra publicada sob o selo da Editora Naea (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos). Como o título sugere, o livro discute, a partir da obra de dez autores, como as ações de agentes amazônicos transformam o espaço na região, mostrando que “as regiões ribeirinhas da Amazônia continuam não somente dando origem a experimentações profícuas de pensamento, escrita e prática política, mas continuam a ser um locus atual e vital para a sua emergência. ”

O livro é organizado pelo professor doutor Ricardo Theóphilo Folhes, do Naea, em parceria com as professoras Dra. Emilie Stoll, da CNRS, Dra. Edna Ferreira Alencar, do PPGA/UFPA, e Dra. Chantal Medaets.

A versão digital da obra está disponível no site do Naea. Confira!

Resumo

Lama, enlameado, lamaçal... captem desafios e potencialidades analíticas das regiões alagadas. Ao propor uma genealogia que parte do trabalho de três pesquisadores-chave – Mark Harris, Edna Alencar e Thierry Valentin – os editores dão um novo foco para o célebre debate antropológico sobre natureza e cultura, debate tantas vezes protagonizado por autores que trabalham ou trabalharam na região (de Julian Steward, passando por Claude Lévi-Strauss, Betty Meggers, Anna Roosevelt, Eduardo Viveiros de Castro e tantos outros), e que teve, em diferentes momentos, distintos desfechos. Ao considerar a paisagem como um objeto etnográfico chave, constituído conjuntamente por diversos atores humanos e não humanos, os autores desta coletânea mostram que as regiões ribeirinhas da Amazônia continuam não somente dando origem a experimentações profícuas de pensamento, escrita e prática política, mas continuam a ser um locus atual e vital para a sua emergência.

Organizadores:

• Emilie STOLL (CNRS – Urmis)
  • Edna F. ALENCAR (UFPA Belém)
  • Ricardo T. FOLHES (UFPA – NAEA Belém)
  • Chantal MEDAETS (postdoc UNICAMP)

Autores:

• Mark HARRIS (University St Andrews)
  • Edna F. ALENCAR (UFPA)
  • Ricardo T. FOLHES (UFPA – NAEA)
  • Julia SAUMA (UCL London)
  • Emilie STOLL (CNRS – Urmis)
  • Edna CASTRO (UFPA – NAEA)