Fronteiras em perspectiva

Livro aborda defesa e segurança nas fronteiras da Amazônia

Nos últimos anos a Amazônia tem ganhado centralidade nos Estudos de Defesa no Brasil. Com a abundância de recursos naturais, água doce, e diversidade éticnica e cultural, a região ocupa  hoje um patamar de importância internacional ao mesmo tempo em que tem despertado preocupações devido à vulnerabilidade de suas fronteiras. Refletir estas questões é o objetivo do livro Fronteiras em perspectiva comparada e temas de defesa e segurança da Amazônia organizado pelos professores Durbens Nascimento do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- NAEA  e  Jadson Porto da Universidade Federal do Amapá.

O livro, que foi lançado durante a realização do VII Encontro Nacional da ABED (Associação Brasileira de Estudos de Defesa) ocorrido em Belém no início de agosto deste ano, traz o resultado de pesquisas científicas produzidas entre 2008 e 2012 por cientistas sociais de diversos centros de Pós – Graduação do país. Os autores discutem questões sócio-estratégicas buscando soluções que possam embasar políticas públicas voltadas às fronteiras, principalmente ao Norte e Sul do Brasil.

Tendo como ponto de convergência o conceito de fronteira, os textos escolhidos refletem, por meio de um tratamento multidisciplinar, temáticas contemporâneas da região dentre as quais estão as escolhas políticos na regulação do processo de transfronterização, os gargalos no processo de integração fronteiriça, a organização das redes ilegais de contrabandistas e traficantes na Amazônia, cooperações internacionais e integração fronteiriças, sistemas de vigilância na Amazônia entre outras.

O livro será vendido em breve na Livraria do NAEA