Solenidade dos 45 Anos do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea)

Fundado no ano de 1973, com o objetivo de estimular e produzir conhecimento sobre a Pan-Amazônia e formar quadro de profissionais especializados em planejamento do desenvolvimento regional, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos chega aos seus 45 anos.

O primeiro curso criado no Naea foi o Fipam, do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (PPLS), que se confunde com a existência do próprio Núcleo, primeiro do Norte a se dedicar a pensar o desenvolvimento da Amazônia com base em paradigmas de sustentabilidade social e ambiental, de forma interdisciplinar.

Além do Fipam, atualmente, o Naea possui dois programas de pós-graduação Stricto Sensu: o primeiro é o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), que oferece o curso de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (Plades) e o curso de Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, ambos no âmbito acadêmico, avaliados na Capes com o conceito 6; já o segundo é o Mestrado Profissional em Gestão Pública, referência na formação de pessoal qualificado em gestão na região Norte do país.

Ao longo de quase meio século de existência, o Naea tornou-se referência nacional e internacional, possuindo vínculos com centros de pesquisa em todo o mundo, além de se consolidar como um dos mais importantes produtores de pesquisas e discursos científicos sobre a região amazônica.

Para comemorar seus 45 anos de fundação, a direção do Naea organizou um conjunto de eventos acadêmicos iniciados em 15 de março de 2018, com o Seminário Políticas de desenvolvimento regional e seus impactos ambientais e fechará a programação com um Simpósio, no período de 05 a 7 dezembro de 2018.

Um dos momentos mais importantes desse ano será no dia 14 de setembro de 2018, quando ocorrerá a Cerimônia Comemorativa dos 45 anos do Naea, na qual serão homenageados, ex-diretores, técnicos-administrativos, docentes e discentes.

A direção do Naea convida a comunidade universitária para prestigiar a Cerimônia, que contará com a presença do Reitor da UFPA.

Local: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – Auditório Armando Mendes

Data: 14 de setembro de 2018.

Horário: das 8h45min às 12h

Acesse aqui a programação

Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231