Naea fez parte da exposição

Naea recebe exposição "Olhares de um Inquiridor do Atlas

Linguísticos do Português em áreas Indígenas  - ALIPAI.

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, por meio do Projeto “O Naea vai à comunidade”, recebe desde o dia 20 de abril exposição itinerante com organização do Prof. Dr. Regis Guedes, professor da rede municipal de Ananideua, composta por diversas fotos que retratam o cotidiano das aldeias, no que concerne  aos espaços, habitações, a natureza exuberante das terras indígenas, entre outros aspectos do cotidiano desses povos tradicionais.

Comunidades - Intitulada “Olhares de um Inquiridor do Atlas Linguísticos do Português em Áreas Indígenas – ALIPAI”, a exposição é fruto da Tese de Doutoramento em Letras pelo PPGL / UFPA, ligada ao grupo de pesquisa GeoLinTerm, orientada pelo Prof. Dr. Abdelhak Razky, no qual foi realizado um estudo sobre o portugûes falado em quatro terras indígenas da Região Paraense e uma do Maranhão, trazendo ao público imagens reais das comunidades indígenas, dando visibilidade aos registros feitos durante a pesquisa de campo, a qual teve duração de 3 anos , e estudou os povos Suruí Aikewára, Asuriní, Tembé, Guarani Mbya e Guajajára.

Importância - Perguntando sobre a relevância do tema para a comunidade acadêmica, o autor e organizador afirma que “A universidade tem papel fundamental na valorização das culturas das comunidades minoritárias. Realizei um estudo Geossociolinguístico, mas fiquei muito feliz em ver o interesse de pessoas de outras áreas de pesquisa no tema” e conclui dizendo que “essa é uma prova de que a comunidade acadêmica precisa conhecer a realidade indígena, para promover assim valorização dessas culturas, dando assistência às comunidades indígenas que foram historicamente prejudicadas e negligenciadas. ”

Texto e Foto: David Queiroz