Projeto de extensão do Naea debateu o Círio

Círio de Nazaré: transcendência de uma procissão.

Em decorrência da festividade do Círio de Nazaré, a Editora, a Biblioteca e a Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) promoveram na última sexta-feira, 30 de setembro, a mesa-redonda  Círio de Nazaré: transcendência de uma procissão. O objetivo do encontro foi discutir experiências e relatos com a comunidade do entorno da UFPA acerca dessa manifestação.

Dentre os aspectos debatidos, a profa. Dra. Nírvea Ravena, do Naea, trouxe a questão das forças mercantis que atuam em torno da festividade. "A ideia de mercantilização do Círio é muito sedutora, pois uma parte das pessoas faz do Círio um negócio. O perigo é transformar tudo em mercadoria", alertou a pesquisadora.

A mesa faz parte do Projeto “O NAEA vai à comunidade”, cujos objetivos são difundir,por meio de ações educativas, culturais e técnico-científicas, as atividades da Biblioteca, da Editora e da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do NAEA para ascomunidades do entorno da Universidade Federal do Pará como escolas municipais, estaduais e federais, vinculando o ensino e a pesquisa.

Participaram do evento jovens da Paróquia Santa Maria de Belém - do bairro da Terra-Firme - e a comunidade naeana.

A mesa foi composta por Arleth  Gonçalves, mestranda e integrante da pastoral da Juventude, Profa. Dra. Nirvea Ravena e Lairson Costa, revisor da editora do NAEA e professor do Instituto Federal do Pará.