A partir da esquerda, professores Durbens, Violeta, Oriana e Ponciana

Gestão Ambiental e Manejo de Paisagem foi tema de Aula Magna.

Na segunda-feira, 14 de março, foi realizada no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará - Naea/UFPA a Aula Magna sobre Gestão Ambiental e Manejo de Paisagem, do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (PPLS), que tem como objetivo formar profissionais especializados em varias temáticas com intervenções no campo da Amazônia. O evento foi realizado no auditório Armando Mendes, no Naea. Participaram da Aula a coordenadora do PPLS, professora Oriana Trindade de Almeida, a professora do PPLS, Ponciana Freire de Aguiar, o diretor do Naea, professor Durbens Martins e a palestrante convidada Professora Violeta Refkalefsky, doutora em sociologia, professora emérita da UFPA com atuação nos temas que se referem à Amazônia, Desenvolvimento e Conflitos.

O professor e diretor do Naea, Durbens Martins, iniciou a aula falando sobre a importância do curso dentro do Núcleo enquanto capacitar futuros pesquisadores. "Um dos objetivos do Naea não é apenas formar profissionais para produzir e atuar no mercado, mas capacitar o aluno para a carreira acadêmica, produzir pesquisadores", ressaltou. Para a professora Ponciana a abertura do programa é importante principalmente pela iniciativa de se discutir a Amazônia e suas problemáticas, trabalhando diversos aspectos e utilizando teorias de autores renomados, podendo assim contribuir e introduzir todo o conhecimento na questão da gestão pública. " A Amazônia possui suas problemáticas e nós temos como objetivo trazer teorias para intervir e saber lidar com essa área, sobretudo a relação homem e paisagem". A professora também falou sobre a importância da aula magna. "A Aula Magna se torna importante principalmente por levantar esses questionamentos e também por trazer um grande nome como a professora Violeta, o que acaba por dar um respaldo maior e uma grande contribuição para o curso", conclui.

A palestrante convidada, professora Violeta Refkalefsky, possui uma forte ligação com a questão ambiental e diz que é muito importante trabalhar e acreditar no trabalho que se faz na questão ambiental na Amazônia. "Eu sou ligada visceralmente a questão ambiental. E minha militância é na pesquisa". Para a professora a Aula Magna deve servir de motor para os alunos que estão ingressando no curso. "Uma aula inaugural deve despertar os alunos para os objetivos do curso, com algo que os instigue, para que sigam com entusiasmo no curso e com a crença na importância do que eles estão fazendo. Por isso uma aula magna deve ser sempre algo que toque o aluno, não apenas em sua razão, mas no coração também", conclui a professora.

Texto e foto: Ana Laura