O papel das Instituições de Ensino na Amazônia

Seminário debate a importância das instituições de ensino no desenvolvimento da Amazônia

Com a mesa “O conhecimento e o espaço dividido: o papel da Universidade no Desenvolvimento da Amazônia” se encerrou o IV Seminário Economia Política da Amazônia: Os Desafios Teórico-Metodológicos do Espaço Dividido (IV EPA). O evento foi realizado pelo Grupo de Pesquisa Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (Dadesa), no contexto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPa).

A mesa de debate teve a participação: da professora doutora Ana Paula Bastos, da Universidade de Brasília (UNB); da professora doutora Helena Lastres, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (BNDES/UFRJ); e e o professor doutor Francisco de Assis Costa (DADESA/Naea/UFPA)

Durante o debate, os expositores discutiram sobre o papel das instituições de ensino e de pesquisa no processo de reestruturação e geração de conhecimento, necessárias para o entendimento e enfrentamento das atuas crises e questões na região. “Este é um processo fubdametal para se repensar o país e o papel das insituições de ensino e pesquisa”, afirma Helena Lastres.

Toda a programação foi filmada e gravada,  com o propósito de formar um acervo de uso acadêmico e pedagógico comum, a todos os nossos centros e grupos. Para acessar os vídeos e acompanhar as discussões, acesse o canal do GP Dadesa no You Tube.