Programação do Ciclo de Conferências NAEA

Ciclo de Conferências sobre Hidrelétricas na Amazônia.

O Ciclo de Conferências é uma realização do NAEA/UNAMAZ e tem uma programação que vai até outubro deste ano, para debater os impactos causados por projetos de hidrelétricas na Amazônia, uma vez que o modelo de desenvolvimento traçada na região, tem sido historicamente predatório, excludente e centrado em megaprojetos de infraestrutura (projeto de mineração, projetos hidrelétricos, etc), de estímulo à pecuária e ao agronegócio,  penalizando povos e comunidades tradicionais, moradores das cidades que não estão sendo beneficiados por esses projetos.

Estudos realizados em diferentes regiões de países em desenvolvimento, evidenciam efeitos sociais e ambientais de mega-hidrelétricas, evidenciando os efeitos negativos de grande magnitude: há desestruturação sócio-econômica e ecológica, formação de grandes lagos, inundação de florestas tropicais, provocando perda da biodiversidade e mudanças no perfil epidemiológico, produzindo efeitos deletérios sobre a saúde e a vida da população local. Assim aconteceu em Tucuruí (PA) e Balbina (AM).

A Amazônia é considerada como fronteira energética na observância de que seus rios (Tocantins, Madeira, Araguaia, Xingu e Tapajós) respondem por 63% do potencial hidrelétrico brasileiro. O aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte, a maior e principal obra do PAC recebe críticas de vários setores nacionais e internacionais pelos impactos ambientais, sociais que incidirão sobre os ecossistemas, povos indígenas, populações ribeirinhas e trabalhadores rurais do Xingu.

Entre as críticas feitas ao projeto Belo Monte destacam-se:

A) Falta de precisão sobre formas de compensar as famílias que serão impactadas pela obra.

B) Superdimensionamento da energia e dos empregos que serão criados.

C) Subestimação das populações urbanas e rurais que serão afetadas pela obra.

D) Desconsideração das consequências socioambientais do projeto no trecho do rio Xingu que terá sua vazão reduzida.

Com uma estimativa de custo de R$ 32 bilhões, Belo Monte avança com 12 ações civis públicas no Tribunal Superior Federal e uma petição com mais de um milhão e trezentas e cinquenta mil assinaturas recolhidas, solicitando a interrupção imediata da obra. Desta forma, NAEA e a UNAMAZ promovem debates sobre os impactos causados por projetos de hidrelétricas na Amazônia e a programação deste Ciclo vai até outubro deste ano.

PROGRAMAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS:

1º Conferencia

“Direitos e Determinantes sociais da saúde em obras de hidrelétrica”.

Dr. Felício Pontes Jr.

Terça, 21/05/13 às 15 hs no Auditório do NAEA/UFPA.

2º Conferencia –

“Movimentos Sociais e impactos de barragens”.

Convidados para a palestra: Dra Sônia Magalhães - UFPA, Msc. Dion Monteiro – Xingu Vivo, Dr. Guilherme Carvalho – FASE.

Quarta, 12/06/2013 às 15h00 no Auditório do NAEA/UFPA.

3º Conferencia

Quarta, 26 de junho de 2013

“Transformações locais com obras de megahidrelétricas”.

4º Conferência

“Povos indígenas e territórios: conflitos com grandes projetos hidrelétricos”.

Quarta, 07 de agosto de 2013

5º Conferência:

Cidades, Desmatamentos e obras de hidrelétricas”.

Quarta, 28 de agosto de 2013

6º Conferência:

“Mudanças climáticas, biodiversidade e hidrelétricas”.

Quarta, 11 de setembro de 2013

7º Conferência:

“Agricultores e extratores afetados pela construção de hidrelétricas”.

Quarta, 25 de setembro de 2013

8º Conferencia

“Comunicação e Ecologia Política em obras de hidrelétrica”.

Quarta, 09 de outubro de 2013

- Dr. Armando Lírio – FCE/UFPA

- Dr. Francisco Del Moral - USP

___________________________-