Escolha o Idioma:        

VII Encontro Associação de Estudos de Defesa

VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos da Defesa
 
A Amazônia uma região com dimensões continentais, foi definida como prioridade de ação estratégica do governo brasileiro para os próximos 20 anos. E no centro dessas preocupações, encontra-se a defesa do território, das fronteiras brasileiras e da Amazônia Azul. Diante desse movimento, a Associação Brasileira de Estudos da Defesa (Abed) realizará o seu VII Encontro Nacional, o Enabed, entre o dias 4 e 8 de agosto, no Centro de Convenções da Amazônia, Hangar, em Belém, com o tema “Defesa da Amazônia”.  As inscrições para participar como expositor estão abertas.
 
Os interessados devem encaminhar proposta relacionada a um dos temas abordados no evento. Além disso, estudantes de Graduação e de Pós-Graduação que queiram participar do encontro poderão se inscrever como ouvintes, bem como qualquer outro profissional civil ou militar que tenha interesse. As informações referentes às normas de apresentação de trabalho, aos valores, às datas e às condições de participação estão no site da Abed.
 
Belém será a primeira cidade da Amazônia a sediar o evento, reunindo pesquisadores que desenvolvem estudos e pesquisas sobre Defesa Nacional, Segurança Nacional e Internacional, Guerra e Paz, Organização e Funcionamento dos Aparelhos Militares, Relações entre Forças Armadas e Sociedade, Desenvolvimento Científico e Tecnológico para fins de Defesa Nacional, Produção e Comércio de Armas e Equipamentos, Pensamento Militar e assuntos militares em geral.
 
Políticas de defesa para a Amazônia – Segundo o membro da comissão organizadora e pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Durbens Nascimento, a Amazônia internacional é objeto de debates políticos, institucionais e acadêmicos em diversos cenários disciplinares e, ancorado a este debate, torna-se indispensável o aprofundamento da discussão no campo estratégico da Defesa e da Segurança Internacional. A promoção do encontro visa fomentar o debate e ofertar subsídios para a formulação de políticas públicas adequadas para as condições particulares da Amazônia e Regiões de Integração, sobretudo objetiva criar alternativas ao desenvolvimento includente, social e economicamente.
 
Ainda de acordo com o pesquisador, o evento tem importância crucial para o cenário das pesquisas nessa área na capital paraense. “Belém sediar um evento científico desta natureza,pela multiplicidade de temas atinentes ao Estado do Pará e à Amazônia, em geral, revela-se em uma janela de oportunidade inescapável para as pretensões de atração de eventos nacionais e internacionais, como parte da política de elevar a visibilidade do Estado do Pará e de sua capital, no roteiro internacional dos grandes eventos”, afirma Durbens.
 
Abed - A associação promotora do evento é uma associação com personalidade jurídica, reconhecida pelas agências oficiais de fomento ao ensino, à pesquisa e à inovação, sem fins lucrativos, e tem como propósito promover os Estudos da Defesa à condição de área de conhecimento científico institucionalmente reconhecida.
 
Serviço:
VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos da Defesa
Realização: 4 a 8 de agosto de 2013
Confira as datas e condições de inscrições de trabalhos no Edital, acessando o link.
 
CCDC/NAEA/UFPA.

Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231