Naea debate as milícias em Belém

Mesa-redonda debate os narcoterrritórios e as milícias na periferia de Belém

No dia 27 de maio, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou a mesa-redonda “Narcoterritórios e milícias na periferia de Belém: elementos para uma reflexão sobre a violência urbana”, no auditório professor doutor Armando Mendes. O debate teve a participação do deputado estadual Carlos Bordalo, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias na Assembleia Legislativa do Pará, e do professor Aiala Couto, pesquisador do Naea.

O evento refletiu sobre o atual momento das políticas públicas de segurança da capital paraense, analisando as milícias e os narcoterritórios na perifeira de Belém, junto com os episódios de violência e série de assassinatos ocorridos na noite do dia 4 e na madrugada dia 5 de novembro de 2014, em diversos bairros da cidade, todos estes fatos proporcionaram diversas pesquisas e estudos, além da abertura da CPI das milícias.

Durante sua apresentação, o deputado Carlos Bordalo explicou como foi feita a apuração para a CPI, e de algumas dificuldades de fazer este trabalho que foi realizado em 44 dias, como o conflito com as próprias instituições de segurança pública. “Os órgãos de segurança não admitem a existência de milícias, como um caráter defensivo. Se eles admitissem, teriam que explicar o motivo de toda essa tolerância com os milicianos”, explicou.

Para o professor Aiala Couto, existe uma diferença bem representativa entre as milícias das cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, com as da capital paraense. “No eixo Rio-São Paulo, as milícias expulsam os traficantes para dominar as favelas. Aqui não, os milicianos se associam com os traficantes na periferia.” Segundo ele, esta associação acarretaria na formação das narco-milícias nestas áreas.

A mesa-redonda é uma realização mensal do Setor de Editoração do NAEA que vem produzindo atividades ao longo do ano com o objetivo de divulgar as produções locais, além de abordar discussões relevantes para a sociedade acadêmica e geral. Durante a realização do evento, a livraria do Núcleo esteve com 30% de desconto.