Escudo Guianês

Naea lança livro sobre a região das Guianas

Nesta segunda-feira, 6, foi lançado o livro “Escudo Guianês, Biodiversidade, Conservação dos Recursos Naturais e Cultura”, no miniauditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A publicação tem como um de seus organizadores a professora  Ligia Simonian, pesquisadora do Naea. O livro é composto por vinte capítulos, que tratam de forma interdisciplinar os apectos da região do Escudo Guianês.

Participaram do lançamento do livro, o vice-coordenador do Naea, professor Armin Mathis; a organizadora do livro, professora Ligia Simonian; uma das autoras do livro e diretora do curso de Turismo da UFPA, professora Diana Alberto; a também autora e docente da UFPA, professora Silvia Cruz; e a prefaciadora do livro e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA, professora Denise Machado.

Durante os discursos, a professora Ligia contou um pouco sobre as pesquisas e sobre a produção do livro. “Esta publicação reúne trabalhos sobre a região das Guianas, de pesquisadores de quase todos os países que fazem parte deste eixo. Neste livro, há estudos que vão da biodiversidade às questões socio-econômicas”, explica. O livro contém artigos de diversos países de regiões, com textos em português, espanhol e inglês.

O vice-coordenador do Naea, professor Armin Mathis, analisou as características interdisciplinares apresentadas na publicação. “O livro propõe várias visões sobre esta região. Isso mostra a riqueza deste ambiente e também que a Amazônia e o Escudo Guianês ainda são áreas que precisam ser mais estudadas”, finalizou.

Texto: CCDC/Naea