Dia Mundial da Àgua

Naea celebra Dia mundial da Água com palestras sobre o uso sustentável dos recursos hídricos

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou na tarde desta segunda-feira, 23, o evento “Água e Desenvolvimento Sustentável”. As palestras abordaram os atuais temas relacionados aos recursos hídricos, como a crise no abastecimento, o uso sustentável e as perspectivas para o futuro. O encontro foi organizado pelo setor de Editoração/Livraria do Naea, sob a coordenação de Roseany Caxias e Lairson Costa.

Durante o evento, algumas publicações da livraria do Naea puderam ser adquiridas com 40 por cento de desconto. Segundo Roseany Caxias, devido à grande procura pelos livros a promoção se estenderá por mais uma semana.

Debates sobre a água

O evento iniciou com a palestra “Crise Hídrica: uma visão global”, ministrada pelo professor doutor Mário Miguel Amin Garcia Herreros. Durante sua apresentação, ele explicou o atual contexto em que o planeta vive e  o motivo de ainda não acontecerem tantos debates a respeito do tema. “Há um interesse geopolítico sobre esconder ou não discutir alguns assuntos. A água é um desses temas que não são debatidos”, afirma. Ainda segundo o professor, é necessário repensar o uso da água, pois “não há outra alternativa. Ou se muda o comportamento do planeta sobre o consumo da água ou não tem mais jeito”, concluiu.

A conscientização é fundamental nos momentos de crise e para isso é necessário entender que a água é um recurso vital para os seres vivos. Este pensamento foi um dos assuntos debatidos na palestra “Crise Hídrica, Água e Vida: água como recurso vital”, realizada pela professora doutora Nírvia Ravena. No início de sua exposição, ela disse que “estes momentos de crise mostram o quão pouco sabemos sobre a natureza, e servem para repensarmos sobre a nossa sobrevivência no planeta”. Além disso, a professora afirma que é preciso olhar melhor para os rios, e usou Belém como o exemplo. “Nós viramos as costas para o rio. Temos orla, mas estamos tratando com um depósito de coisas que não nos servem. É preciso repensar esta situação”, concluiu.

Texto: Assessoria de Comunicação do Naea