NAEA e Companhia das Letras realizam evento

NAEA recebe Agenda Brasileira

Ocorreu na última sexta-feira, 5, o evento “Agenda Brasileira: temas fundamentais para a sociedade”, com o objetivo de aliar os resultados das pesquisas acadêmicas com a divulgação científica para o conhecimento de um público mais amplo.

O primeiro debate “Cidadania em debate” composta pelas professoras Edna Castro, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e Lilia Schwarcz, da Universidade de São Paulo (USP) e mediada pelo professor André Botelho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) discutiu a cidadania a partir da ação do Estado e dos conceitos de raça e gênero.

A professora Edna discute a cidadania a partir da atuação do Estado, ela destaca que a sociedade brasileira atual defende mais os seus direitos que a sociedade anterior e que é preciso visualizar o Estado e sua cidadania por meio de suas margens. A pesquisadora ressaltou que as manifestações de junho de 2013 foram importantes para debater a heterogeneidade da sociedade, pois elas apresentaram de modo mais aberto as diferenças nos setores.

A região amazônica também foi tema na mesa a partir de contribuições da pesquisadora do Edna. Segundo ela, a Amazônia já está inserida na política lutando pelos seus direitos. Os indígenas e os outros grupos como quebradeiras de coco e quilombolas estão lutando por seus direitos.

A professora Lilia fez um rápido percurso da questão da raça dentro do contexto brasileiro para discutir a cidadania, pois ela acredita que o assunto é fundamental para a construção da identidade e para a construção do conceito de cidadania. A Amazônia também esteve presente na fala da professora quando afirma que no século XIX, os indígenas eram objetos e atualmente se tornaram agentes.

Em seguida ocorreu a mesa “Cidadania e movimentos culturais”, com a participação do professor André Botelho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do professor Aldrin Figueiredo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), mediada pela professora Lilia Schwarcz. Nesse segundo momento o debate girou em torno dos processos culturais no Pará e na região amazônica.

A “Agenda Brasileira: temas fundamentais para a sociedade” é um projeto de divulgação em torno da coleção de livros “Agenda Brasileira” preocupado em apresentar resultados de pesquisas acadêmicas para um público mais amplo incentivando a divulgação científica.