III Seminário Economia Política da Amazônia

NAEA realiza III Seminário Economia Política da Amazônia

Entre os dias 24 e 28 de novembro ocorre a terceira edição do Seminário Economia Política da Amazônia: Meio Ambiente, território e sustentabilidade, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).

O Seminário é realizado pelo Grupo de Pesquisa Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (GP Dadesa Naea), que há anos vem desenvolvendo estudos que configuram uma ampla abordagem interdisciplinar na Amazônia. O evento será um espaço de discussões da sua produção com a sociedade civil.

A programação inicia no dia 24, às 8h30, com o minicurso “Universidades e Sistemas Regionais- Locais de Inovação”, com a participação do professor doutor Maurício Aguiar Serra, da Universidade de Campinas (Unicamp) e da professora doutora Ana Paula Vidal Bastos, do NAEA/UFPA. Às 16h haverá a mesa de abertura com a presença do professor doutor Carlos Maneschy, reitor da UFPA; professor doutor Durbens Nascimento, diretor do NAEA e o professor doutor Francisco de Assis Costa, coordenador do GP Dadesa Naea.

Durante todos os dias da programação, no horário da manhã, acontecerão minicursos abordando temas sobre desenvolvimento, mesoeconomia e sistemas regionais. No dia 25, às 14h30, ocorre a mesa “Desenvolvimento Regional e Instituições: Aspectos teóricos e relevantes”, com a participação dos professores doutores Ramon Garcia Fernandez (UFABC), Francisco Assis Costa (GP Dadesa Naea) e da doutora Cristiane Garcez (BNDES). E às 17h acontece a mesa “Desenvolvimento e instituições na Amazônia”, com os professores doutores Danilo Araújo Fernandes (ICSA/ GP Dadesa Naea/ UFPA), José Raimundo Trindade (ICSA/UFPA) e Gilberto Marques (ICSA/UFPA).

No dia 27, a discussão do dia será voltada para a economia do açaí sobre os aspectos do desenvolvimento local e sustentabilidade com a realização de duas mesas, às 14h30 e 17h, com a participação de professores da Universidade Federal do Maranhão, representante do IPEA, Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO). No dia do encerramento, 28, haverá a mesa “Economia Política na Amazônia” com a presença dos professores doutores Maurício Amazonas (UNB), Francisco Assis Costa (GP Dadesa Naea) e José Raimundo Trindade (ICSA/UFPA). Às 17h ocorre a reunião do GT Amazônia e às 19h, o encerramento.

O Seminário é uma realização do Grupo de Pesquisa Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (GP Dadesa Naea) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), CAPES, Fundação Ford e Governo Federal. AS inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: gpdadesanaea@gmail.com.

Serviço:

III Seminário Economia Política da Amazônia: Meio Ambiente, território e sustentabilidade

Período: 24 a 28 de novembro de 2014

Local: auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo: gpdadesanaea@gmail.com.

CCDC/NAEA/UFPA