Evento no NAEA discutiu Interdisciplinaride

Evento no NAEA discutiu a Interdisciplinaridade

Ocorreu na manhã desta terça-feira, no Auditório do Naea, o seminário“Interdisciplinaridade, processos educativos e de pesquisa”, coordenado pela professora doutora Ligia Simonian, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU). O evento contou com a participação do professor doutor Pedro Pascutti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador da Área Interdisciplinar da CAPES, que proferiu a conferência de abertura, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, professor Doutor Emmanuel Tourinho, da professora Doutora Denise M. Cardoso, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA e do Professor Doutor Roberto Lopes dos Santos do curso de Arquivologia da UFPA.

A mesa “Interdisciplinaridade, processos educativos, de pesquisa e de extensão" discutiu de uma forma geral como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada dentro das Universidades. Segundo a professora doutora Denise Cardoso, um dos principais passos do pesquisador que pretende atuar de maneira interdisciplinar é justamente se fortalecendo disciplinarmente para que possa a partir daí explorar para além das fronteiras da sua área de estudo. “É importante que o pesquisador domine muito bem conceitos fundamentais e teorias da sua área de estudo, mas que também ele esteja despojado de preconceitos e tenha uma vontade efetiva de trabalhar com teorias e conceitos de outras áreas”.

Trazendo o caso concreto da arquivologia, o professor doutor Roberto Lopes dos Santos continuou a discussão mostrando como foi construída a idéia de interdisciplinaridade dentro da arquivologia, que ao longo de sua história recebeu influências da história,biblioteconomia, administração, tecnologias da informação e da comunicação. Roberto pontuou ainda, que neste processo, houve algumas polêmicas que até hoje não foram resolvidas como a subordinação do curso de arquivologia à áreas de estudo que pouco dialogavam com a disciplina.

A fala final ficou com o professor Doutor Emmanuel Tourinho que apresentou brevemente algumas iniciativas da Universidade Federal do Pará para promover a interdisciplinaridade e falou do grande desafio da institucionalização deste processo. “A necessidade de que o pesquisador seja interdisciplinar vem da necessidade dele produzir conhecimento para problemas da sociedade cada vez mais complexos, e isso coloca um desafio novo para a Universidade, que é o de rever as estruturas antigas da produção do conhecimento que exigia do profissional apenas uma atuação disciplinar," pontuou.

CCDC/NAEA/UFPA