Turismo em Reservas Extrativistas

Pesquisa aponta turismo como melhor forma de desenvolvimento para a RESEX Ipaú-Anilzinho no Pará

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) aponta o turismo como uma das ferramentas mais relevantes para o manejo de áreas naturais protegidas, as chamadas Unidades de Conservação (UC). A pesquisa está detalhada no artigo “Na trilha dos Ecos do Turismo: Perspectivas da RESEX Ipaú-Anilzinho, Baião/Pa”, do pesquisador Rodrigo Augusto Alves de Figueiredo, publicado no Paper do Naea.

O artigo surgiu após algumas reflexões sobre a pesquisa de campo feita na Reserva Extrativista (RESEX) Ipaú-Anilzinho, que buscava analisar as perspectivas da prática do turismo na região e identificar se a população local percebia a atividade como parte de sua cadeia produtiva.  Para a realização do estudo, o pesquisador utilizou a pesquisa bibliográfica e documental, produção fotográfica, além de pesquisa de campo no período de 14 a 28 de março de 2010, onde foram feitas102 entrevistas com moradores e informantes (funcionários públicos e líderes comunitários).

O pesquisador buscou em estudos específicos da área embasamento para confirmar que o turismo é a ferramenta mais relevante para o manejo dessas áreas e concluiu que  na Unidade de Conservação (UC) Ipaú-Anilzinho, o ecoturismo é uma possibilidade relevante para o desenvolvimento da economia local junto com as outras atividades já praticadas extrativismo, agricultura e etc, mas sempre com o uso racional.

A RESEX está localizada na Região de Integração do Tocantins (RIT); que abrange os municípios de Abaetetuba, Acará, Baião, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajurú, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia; no Estado do Pará e foi criada pelo Decreto Presidencial de 14 de junho de 2005 com o intuito de conter o desmatamento e solucionar os conflitos fundiários locais.

A reserva é banhada pelo Rio Tocantins e é uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, que beneficia seis comunidades: Anilzinho, Espírito Santo, Fé em Deus, Lucas Joana Peres e Xininga, que tem como principais fontes de sobrevivência o extrativismo, a agricultura, criação de animais e a pesca.

Unidades de Conservação (UC) - As Unidades de Conservação são espaços territoriais com características naturais relevantes com limites definidos com o objetivo de conservação sob um regime especial de administração. A criação do Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos, em 1972 marca o surgimento do desenvolvimento do turismo nas áreas protegidas. O parque foi a primeira área natural protegida criada por bases legais. No Brasil somente no ano 2000 com a Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho foi regulamentado o Sistema de Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Texto: CCDC/NAEA/UFPA

Foto: Rodrigo Algusto Alves Fiegueiredo