Pesca Artesanal

Pesquisadora do Naea participa da elaboração de cartilha sobre pesca artesanal

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Abaetetuba e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus Salvaterra, elaborou a “Cartilha de pesca artesanal: boas práticas na manipulação dos produtos da pesca artesanal” visando contribuir com um fornecimento de peixes e camarões com melhor segurança e qualidade para os consumidores.

A cartilha foi organizada pelos pesquisadores Oriana Trindade de Almeida (Naea/UFPA), Sérgio Luiz de Medeiros Rivero (ICSA/UFPA), Carmelita de Fátima Amaral Ribeiro(UEPA) e Marta Coutinho Caetano (IFPA) e está dividida em três tópicos: Contaminação do pescado, Higienização dos manipuladores de pescados e Conservação do Pescado, onde esses processos são discutidos detalhadamente buscando esclarecer questões relevantes sobre o assunto.

O documento contém ilustrações que permitem o melhor como um passo a passo sobre a lavagem correta das mãos no momento da manipulação dos alimentos e a distribuição correta do gelo na hora de congelar o pescado.  A elaboração da cartilha é importante para a região amazônica, onde a pesca artesanal é realizada em grande. Além de se tratar de um assunto de interesse público, pois envolve desde o pescador até o consumidor final.

A cartilha foi lançada pela Editora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e já está disponível para download no link: http://migre.me/unLMy.

CCDC/NAEA/UFPA