Mestrado e Doutorado Internacional 2015

Naea lança edital de Mestrado e Doutorado para estrangeiros

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado internacional em Planejamento do Desenvolvimento e doutorado internacional em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – Naea/UFPA. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de agosto na secretaria do Programa de Pós- graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido no Naea ou via postal.

Os dois editais são especialmente para alunos estrangeiros e fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido – PPDSTU do Naea. O objetivo é desenvolver uma visão abrangente dos processos de planejamento e desenvolvimento, incorporando suas dimensões ambientais, sociais, econômicas; estimular a capacidade de crítica; e criar a aptidão para a pesquisa científica interdisciplinar, especialmente relacionada com a região amazônica continental e o trópico úmido em geral. As principais linhas de pesquisa do programa são: Desenvolvimento regional e agrário; Estado, instituições, planejamento e políticas públicas; Gestão de recursos naturais e Sociedade, urbanização e estudos populacionais.

Inscrições – Para efetuar as inscrições o candidato deve apresentar na Secretaria do Programa o formulário de inscrição preenchido; histórico do curso de graduação (para mestrado) ou mestrado (para doutorado); diploma do curso de graduação, equivalente à licenciatura ou bacharelado (para mestrado) ou Diploma de mestrado obtido em curso reconhecido pelas autoridades brasileiras no país de origem (para doutorado); comprovante de proficiência em Língua Portuguesa reconhecido pelas autoridades diplomáticas brasileiras no país de origem, com validade de até 03 (três) anos antes da publicação deste Edital; comprovante de proficiência em língua Inglesa de Universidades Federais Brasileiras, IELTS, TOEFL ou outro reconhecido pelas autoridades diplomáticas brasileiras no país de origem, com validade de até 03 (três) anos antes da publicação deste edital;passaporte;1 fotografia 3x4; Curriculum Vitae, com as devidas comprovações (3 vias); projeto de Dissertação(para mestrado) ou projeto de Tese (para doutorado) com três vias  e  indicação de 02 (dois) possíveis orientadores; CD, contendo o Projeto de Dissertação ou Tese (em formato *.doc ou *.pdf).

Serviço:

Editais para Mestrado e Doutorado Internacional  do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido – PPGDSTU/NAEA

Local: Universidade Federal do Pará - UFPA

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA – Setor Profissional

Av. Perimetral, nº 1 – Bairro Guamá

CEP:66.075-750 Belém-Pará

Fone:(91) 3201-7237 / (91) 3201-7698

E-mail:pdtu_naea@ufpa.br / plades_naea@ufpa.br

Homepage:www.ufpa.br/naea

Horário de Funcionamento da Secretaria doPPGDSTU: de 09h00 às 12h00 e de 14h00 às 17h00

Confira os Editais e as Fichas de Inscrição

CCDC/NAEA/UFPA