Página inicial - Menu Noticias - Catálogo de Endereços: Cartografia do Artesanato Brasileiro

Catálogo de Endereços: Cartografia do Artesanato Brasileiro

O Projeto Cartografia do Artesanato Brasileiro, executado pelo Grupo de Pesquisa Turismo Cultura e Meio Ambiente, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, produziu o Catálogo do Artesanato Brasileiro para divulgação das principais associações, centros de comercialização e feiras relacionadas com a produção e comercialização de produtos artesanais.

O projeto está sendo realizado pela Universidade Federal do Pará, a partir da iniciativa da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, e com a parceria de outras instituições nacionais, que inventaria, registra e cartografa todos esses elementos relacionados com o artesanato brasileiro, agregando profissionais das mais diferentes regiões, inclusive alunos de graduação e pós-graduação das universidades e institutos parceiros.

A primeira fase da pesquisa, iniciou ainda em janeiro e fevereiro de 2020, com surveys de reconhecimento em alguns locais, realizados de forma remota por conta do desencadeamento da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é mapear o artesanato brasileiro a partir das características culturais das regiões brasileiras.

A coleta de dados se baseou no Plano Setorial do Artesanato - 2016/2025 (lançado em 2017), nas já citadas Lei no 13180, de 22 de outubro de 2015 e Portaria no 1007-SEI, de 11 de junho de 2018. Dentro das diversas categoriazações produzidas nestes documentos, selecionaram-se as categorias mais representativas para tratamento pelo projeto e levantamentos durante a pesquisa. Esta maior representação diz respeito ao entendimento de duas vertentes: o Artesanato Tradicional e o Artesanato Contemporâneo-Conceitual.

O grande volume de informações foi organizado em torno das organizações criativas relacionadas ao artesanato, em grupos específicos étnicos-culturais, associações familiares e não familiares, associações sindicais, cooperativas, e outros tipos. Além disso, foram relacionados os principais centros de comercialização de cada região e as principais feiras e eventos anuais relacionados com a difusão e comercialização das peças destes grupos.

Segundo o Plano Setorial de Artesanato, cerca de oito milhões de pessoas estão envolvidas com o artesanato no Brasil, isso significa uma imensa quantidade de produções individuais, familiares, coletivas, em associação, operando na produção dessas peças e objetos. A partir do recorte metodológico da cartografia, foram identificadas as principais ocorrências de artesanato tradicional e inovativo, além das associações, centros de comercialização e feiras e eventos. O catálogo é resultado da pesquisa, e será base para a elaboração da cartografia, que será realizada dentro do Laboratório de Análises Espaciais Prof. Dr. Thomas Hurtienne – LAENA.

Para acessar o documento completo, clique aqui.