Página inicial - Livros - OLHARES SENSÍVEIS AO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM VIVÊNCIAS E TEMPORALIDADES

OLHARES SENSÍVEIS AO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM VIVÊNCIAS E TEMPORALIDADES

Título: OLHARES SENSÍVEIS AO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM VIVÊNCIAS E TEMPORALIDADES
Organizadores: Luiz de Jesus Dias da Silva, Cybelle Salvador Miranda
Editora: NAEA
Ano: 2019
Resumo: O ambiente do Centro Histórico de Belém é o recorde eleito para que possamos observar a passagem do tempo em corada no traçado urbano, nos telhados ocres, nas fachadas profusamente decoradas por relevos e azulejos. Os organizadores desta coletânea se propõem a aglutinar reflexões em que pesquisadores da Arquitetura e Urbanismo e do Turismo lançam mão de repertórios e referências teóricas ancorados nas Ciências Sociais, com ênfase na Etnografia e na História, a fim de lançar novos olhares que permitam entender as paisagens do CHB a partir de seus usuários. Reunindo pesquisadores de distintas instituições da Amazônia, esta coletânea visa, por meio de olhares distintos, articular as relações sociais contemporâneas em uma paisagem marcada por intervenções de períodos distintos, de modo a contribuir com o resultados científicos que possam dar base a políticas públicas em várias escalas, para a gestão do CHB. Portanto, destina-se ao público em geral, e mais especificamente a estudantes e profissionais da Arquitetura e Urbanismo, das Ciências Sociais, e aos técnicos e gestores patrimoniais e do urbanismo.