Página inicial - Livros - Competências necessárias para a gestão do orçamento público na Universidade Federal do Pará

Título: Competências necessárias para a gestão do orçamento público na Universidade Federal do Pará
Autor(es): Francisco Jorge Rodrigues Nogueira
Editora: NAEA
Ano: 2017
Resumo: O trabalho apresenta o mapeamento das competências individuais relativas à execução do orçamento público e foi aplicado na Universidade Federal do Pará, Região Norte do Brasil. Foram estudados servidores técnico-administrativos e terceirizados que desenvolvem suas atividades nas unidades da Administração Superior, Órgãos Suplementares, Hospitais Universitários e nas Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) dos Institutos, Núcleos e Campi do Interior. As informações foram obtidas de documentos oficiais baseado nas técnicas de análise documental e do grupo focal, permitindo definir características específicas, estabelecendo relações entre as diversas variáveis de atribuições dos servidores. Os resultados indicaram o Grau de Necessidade de Capacitação (GNC) em relação às competências individuais, e a obtenção do GNC das unidades da administração superior, dos órgãos suplementares, dos institutos, dos núcleos, dos campi do interior e dos hospitais universitários. Este GNC final poderá subsidiar a elaboração de programas direcionados para os setores mais necessitados de capacitação na área de execução orçamentária, financeira e contábil da Universidade Federal do Pará.