Notícias

05/11/2018 – Prorrogação de prazo para submissão de Trabalhos para o II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Critica e atualização do debate na produção do conhecimento

A Comissão Organizadora do II SIMPÓSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO: CRITICA E ATUALIZAÇÃO DO DEBATE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA prorroga o prazo para submissão de resumos até o dia 15 de novembro de 2018.

O Simpósio ocorrerá no período de 05 a 07 de dezembro de 2018, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).

Inscrições e maiores informações: http://www.naea.ufpa.br/45anos/index.php/eventos/view/IISIISDCADPCA

30/10/2018 – II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Critica e atualização do debate na produção do conhecimento na Amazônia

O segundo simpósio internacional do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos se propõe a tratar da produção de conhecimento em uma região cuja importância é notória. O NAEA tem persistentemente ensaiado uma trajetória de formação e pesquisa interdisciplinar que se sintetiza tanto nas condições de possibilidade para essas experiências, ao longo desses 45 anos, quanto no questionamento sobre as dificuldades de propostas, processos e produtos que revelem abordagens, perspectivas ou práticas interdisciplinares. Além disso, relaciona-se a interdisciplinaridade à possibilidade de se estudar o desenvolvimento e a sustentabilidade de forma crítica, temáticas caras ao Núcleo desde a sua criação.

A realização deste segundo simpósio tem contribuições distintas mas complementares. Para o público externo será uma oportunidade de ter acesso a um conjunto de temas, reflexões, críticas e produção do conhecimento acerca da Amazônia, que tem na interdisciplinaridade a forma de estabelecer conexões necessárias. Para o público interno será um momento de reflexão e de um amplo debate focalizando as próprias condições de progresso das pesquisas e formação interdisciplinar/transdisciplinar, e ressaltando as dificuldades relativas ao ensino e aos procedimentos pedagógicos, e para isto convidar instituições com propósitos e trajetórias semelhantes.

O Simpósio se propõe a discutir a produção do conhecimento realizada pelo NAEA nestes 45 anos refletindo sobre as centenas de trabalhos acadêmicos entre teses, dissertações e monografias de especialização produzidos até agora. A interdisciplinaridade tem permitido uma melhor inteligência das complexas situações sociais, culturais, políticas, econômicas, ecológicas que se desenvolvem nas Amazônias? Esta é uma questão que pontuará as mesas redondas do evento. Isso tudo busca demarcar os 45 anos do NAEA como um momento de reflexão, mas também de afirmação de uma instituição que tem na produção do conhecimento interdisciplinar a sua marca.

Email: 2simposio.naea45anos@gmail.com

Inscrição e detalhes em: http://www.naea.ufpa.br/45anos/index.php/eventos/view/IISIISDCADPCA

05/05/2016 – Mesa-redonda: Escalas do Capital e Criação de Cadeias de Valor Global na Amazônia: Fraturas, Fricções e Integração de Infraestruturas e Investimentos no Tapajós como território em disputa.

No dia 12 de maio ocorrerá o debate intitulado "Escalas do Capital e Criação de Cadeias de Valor Global na Amazônia: Fraturas, Fricções e Integração de Infraestruturas e Investimentos no Tapajós como território em disputa", mediado pela pesquisadora Marcela Vecchione, Professora Ajunta da Universidade Federal do Pará e lotada no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), às 9h, no auditório do NAEA.

22/02/2016 – Mesa-redonda: Turismo, Lazer e Desenvolvimento Sustentável.

No próximo dia 02 de março, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA, promoverá a mesa-redonda “Mesa-redonda: Turismo, Lazer e Desenvolvimento Sustentável”. O evento acontecerá no auditório do NAEA, das 9 às 12h. O público-alvo são professores, alunos e público em geral.

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) - www.naea.ufpa.br
Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto - Campus Profissional. Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Cep: 66075-900 - Belém-PA.