• Livros disponíveis para venda na Livraria do NAEA                                                      Contato: Juliana ou Lucas - 3201 7696
    • Novas leituras do lazer contemporâneo
      Título: Novas leituras do lazer contemporâneo 
      Autor(es): Mirleide Chaar Bahia
      Editora: NAEA 
      Ano: 2018  
      Resumo: O livro, denominado Novas Leituras do Lazer Contemporâneo sistematiza as importantes contribuições dos pesquisadores nacionais e internacionais, oriundos de diversas áreas de conhecimento, que estiveram presentes no II CBEL, organizado pela Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL) e teve a duração de três dias, com programações e debates em conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos e de pôsteres em 11 GTs, garantindo a excelência da produção científica da área em aproximadamente 300 trabalhos aprovados. 

    • La protección de los bosques naturales a la luz del derecho ambiental internacional y la constitución brasileña ¿Serán capaces de salvar la foresta amazónica?
      Título: La protección de los bosques naturales a la luz del derecho ambiental internacional y la constitución brasileña ¿Serán capaces de salvar la foresta amazónica? 
      Autor(es): Edson Ferreira de Carvalho
      Editora: NAEA 
      Ano: 2018 
      Resumo: El libro del profesor Edson Ferreira de Carvalho de la Universidad Federal de Viçosa aborda un tema de importancia vital para la humanidad: el de cómo evitar, o por lo menos reducir, la rápida e indiscriminada destrucción de los bosques naturales, en particular en Brasil y muy especialmente el de cómo salvar la Selva Amazónica. Su objetivo es ambicioso, y viable según argumenta el autor: la adopción de una política de deforestación cero, respecto de los bosques naturales remanentes. Pero, en todo caso, el problema podría al menos mitigarse si las políticas públicas e internacionales acogieran las soluciones que propone. 
    • Natureza, sociedade e economia política na Amazônia contemporânea
      Título: Natureza, sociedade e economia política na Amazônia contemporânea 
      Autor(es): Simaia do Socorro Sales das Mercês, Marcela Vecchione Gonçalves
      Editora: NAEA 
      Ano: 2017 
      Resumo: Um aspecto relevante do desafio de reunir artigos de temas tão diferentes em uma mesma obra é que foi possível trazer um pouco do que são as linhas de pesquisa do PPGDSTU: Desenvolvimento Econômico, Regional e Agrário; Estado, Instituições, Planejamento e Políticas Públicas; Gestão de Recursos Naturais; e Sociedade, Urbanização e Estudos Populacionais. Ao trazer debates que, embora emerjam de cada uma dessas linhas de pesquisa, na verdade, transitam por elas, percebemos que esses pontos de partida se conectam, se entrelaçam em muitos caminhos, evidenciando os aspectos de colaboração e de inter-relação entre os tantos temas e linhas que tecem as Amazônias. Evidencia-se assim, também, a necessidade de que os caminhos e pontos de partida continuem a ser interdisciplinares a fim de que possamos minimamente dar conta da complexidade das demandas que aqui nos cercam. Não seria possível lidar com esta complexidade, se não fosse pela tentativa de colaborar não apenas entre disciplinas, mas também entre saberes e entre pessoas, com especial menção ao produto que temos aqui, advindo da colaboração em andamento entre docentes e discentes, que é o motor mesmo de todo programa de estudos e pesquisa − e por que não, processo − de pós-graduação. 
    • Amazônia, Cultura e Cena Política no Brasil.
      Título: Amazônia, Cultura e Cena Política no Brasil. 
      Autor(es): Silvio José de Lima Figueiredo
      Editora: NAEA 
      Ano: 2016 
      Resumo: O livro aborda diversos estudos sobre políticas públicas culturais no Brasil contemporâneo, seus principais problemas e o contexto das ações culturais brasileiras, amazônicas e paraenses. Traz também experiencias no estado do Rio de Janeiro, em Portugal e na França. Espera-se que o livro alerte sobre a importância de políticas públicas, de políticas culturais que consolidam uma nação em toda a sua diversidade, sem tentar ignorar seus conflitos e contradições. É necessário de igual forma entender os processos participativos, autonômicos e emancipatórios que os processos de formulação e implementação de políticas de cultura precisam impreterivelmente trazer, sem os quais comunidades e grupos não dominantes têm dificuldades de participar. 
      • Vem do bairro do Jurunas: sociabilidade e construção de identidades em espaço urbano
        Título: Vem do bairro do Jurunas: sociabilidade e construção de identidades em espaço urbano 
        Autor(es): Carmem Izabel Rodrigues
        Editora: NAEA 
        Ano: 2009 
        Resumo: Vem do bairro do Jurunas focaliza práticas culturais cotidianas, como o carnaval das escolas de samba, as festas juninas e as festas religiosas em homenagem aos santos do catolicismo popular, realizadas durante todo o ano por moradores de um dos bairros mais antigos e populosos da cidade de Belém do Pará. Moradores que se auto-identificam “jurunenses”, dando ao bairro um status de nação onde o tempo e o espaço se definem pela existência das festas. 
      • Agricultura familiar em transformação no nordeste paraense: o caso de Capitão Poço
        Título: Agricultura familiar em transformação no nordeste paraense: o caso de Capitão Poço 
        Autor(es): Francisco de Assis Costa
        Editora: NAEA 
        Ano: 2009 
        Resumo: Apresenta resultados de pesquisas realizadas no município de Capitão Poço no período de 1994 a 1995. Nos vários artigos estuda, a partir da publicação dos resultados do Censo Agropecuário de 1985, as mudanças ocorridas no município. 
      • Gestão em ilha de muitos recursos, história e habitantes: experiências na Trambioca - Barcarena
        Título: Gestão em ilha de muitos recursos, história e habitantes: experiências na Trambioca - Barcarena 
        Autor(es): Ligia T. L. Simonian
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008 
        Resumo: Este livro é um dos resultados do projeto políticas públicas e gestão ambiental na Amazônia, que o NAEA realiza através de convênio com a Fundação Ford. Em estudos pioneiros como o presente livro, é uma sorte poder incluir farta documentação visual. A própria organizadora reconhece a dificuldade de reconstituir a história da ilha, principalmente devido a problemas de acesso aos documentos. O acervo fotográfico do livro, um registro realista da riqueza cultural, social e natural da ilha, será um marco que perdurará através do tempo, enriquecendo de forma exemplar a realidade empírica descrita e analisada ao longo da obra. 
      • Italianos na Amazônia : Pioneirismo Econômico e Identidade (1870-1950)
        Título: Italianos na Amazônia : Pioneirismo Econômico e Identidade (1870-1950) 
        Autor(es): Marília Ferreira Emmi
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008 
        Resumo: O livro Italianos na Amazônia: Pioneirismo Econômico e Identidade consiste num estudo sobre a contribuição dos imigrantes italianos no processo de desenvolvimento da Amazônia, no período 1870-1950, a pesquisa implicou na reconstrução da história social dessa imigração privilegiando as relações sociais, econômicas e políticas desse processo. A pesquisa teve suporte documental e estatístico em censos demográficos, anuários estatísticos, arquivos primários, registros de viajantes, registro de pesquisadores e memória social expressa em entrevistas e depoimentos de descendentes de imigrantes. A pesquisa identificou dois segmentos ou grupos de imigrantes italianos que foram contemporâneos em sua vinda para a região: um veio para as colônias agrícolas e outro para diversas cidades amazônicas. Houve número significativo de comerciantes ou de artesãos trabalhando por conta própria nas cidades. Os imigrantes italianos tiveram significativa participação no setor de beneficiamento de plantas oleaginosas, na fabricação de calçados, no setor da construção naval e no estado do Amazonas destacaram-se no início do século XX, como plantadores de guaraná e fabricantes de guaraná em bastão. 
      • Morte e Ressurreição da SUDAM: Uma análise da decadência do padrão de planejamento regional na Amazônia
        Título: Morte e Ressurreição da SUDAM: Uma análise da decadência do padrão de planejamento regional na Amazônia 
        Autor(es): Sérgio Roberto Bacury de Lira
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008 
        Resumo: Este livro analisa com competência e como rigor acadêmico necessário, um tema importante sobre o planejamento do desenvolvimento regional na Amazônia. É em torno da perda de capacidade de financiamento e gestão desse “fundo público” que se desenrola toda a trama descrita e analisada com sabedoria pelo autor do livro. 
      • Sociedade, território e conflitos: BR-163 em questão
        Título: Sociedade, território e conflitos: BR-163 em questão 
        Autor(es): Edna Maria Ramos de Castro
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008 
        Resumo: No calor das discussões sobre o ordenamento territorial, o asfaltamento da Br-163, o avanço de frentes da pecuária, da soja e da extração ilegal do mogno, o Núcleo de Estudos Amazônicos realizou o Seminário da Transamazônica à Br-163 – Perspectivas e Ordenamento Territorial, em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, a Embrapa e a Agência de Desenvolvimento da Amazônia. Os papers discutidos traçaram balanços da experiência de outras grandes rodovias construídas na Amazônia, passando em revistas os impactos da abertura da Belém-Brasília nos anos 60 que interligou estados brasileiros. Os trabalhos publicados nesta coletânea resultam de vários outros momentos de pesquisa. 
      • Turismo, Lazer e Planejamento Urbano e Regional
        Título: Turismo, Lazer e Planejamento Urbano e Regional 
        Autor(es): Silvio José de Lima Figueiredo
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008 
        Resumo: O livro é o resultado do Seminário do mesmo nome realizado durante o XII Encontro Nacional da Anpur, em Belém/PA. Trata de diversos temas, dentro da relação entre planejamento urbano e regional com as atividades e espaços de lazer, cultura e turismo. A perspectiva crítica e analítica está presente em todos os textos, considerando a necessidade de situações mais democráticas na elaboração e execução de políticas públicas de cultura, lazer e turismo. 
      • Loucura e Assistência Psiquiátrica no Pará
        Título: Loucura e Assistência Psiquiátrica no Pará 
        Autor(es): Janari da Silva Pedroso
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008 
        Resumo: Neste livro, Janari Pedroso nos brinda com uma leitura original sobre a história da loucura e de suas instituições, no Pará. Ao analisar a assistência psiquiátrica da Santa Casa de Misericórdia ao Hospital Juliano Moreira, Pedroso discute a reforma que levou à desospitalização, com o fechamento deste último hospital. Contribui certamente ao entendimento de uma dimensão obscura da vida social, dos saberes médicos, e do controle de instituições totais sobre os enfermos mentais. 
      • 20 anos de desenvolvimento da educação superior na Amazônia
        Título: 20 anos de desenvolvimento da educação superior na Amazônia 
        Autor(es): Luis Eduardo Aragón Vaca
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008 
        Resumo: A Universidade Federal do Pará (UFPA) teve o privilégio de sediar a Conferência Internacional Cooperação Amazônica e Educação Superior para um Desenvolvimento Humano Sustentável, em comemoração aos 20 anos de fundação da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) (Belém, 23-26 de setembro de 2007). A coletânea 20 anos de desenvolvimento da educação superior na Amazônia, que agora se publica, reúne os documentos produzidos para essa Conferência. 
      • Identidade Multifacetada: a reconstrução do “ser indígena” entre os Juruna dom Médio Xingu
        Título: Identidade Multifacetada: a reconstrução do “ser indígena” entre os Juruna dom Médio Xingu 
        Autor(es): Marcia Pires Saraiva
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008
        Resumo: Em síntese, pelo que a obra em análise revela, busca-se responder questões simples sobre esses Juruna, mas que envolvem muita complexidade em termos de evidências e análise para que a autora chegasse às respostas. Nestes termos, é de se esperar que a mesma instigue pesquisas outras sobre os Juruna do Médio rio Xingu e mesmo sobre o de outras áreas, pois todos compartem muitas características comuns e, portanto, esta obra pode ser caracterizada como modelo. 
      • Malária e migração no Amapá: Projeção Especial num contexto de crescimento populacional
        Título: Malária e migração no Amapá: Projeção Especial num contexto de crescimento populacional 
        Autor(es): Rosemary Ferreira De Andrade
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008 
        Resumo: O que se destaca nesse trabalho é o comportamento da vivência de situações de vida extremamente difíceis por parte da pesquisadora em muitos aglomerados populacionais do Amapá, o que traz para os seus leitores a verdadeira realidade social de muitos habitantes dessa região do país, tão rica de recursos vegetais e minerais, onde brasileiras lutam pela sua sobrevivência, enfrentando numerosos problemas, entre eles o da malária. 
      • Relações Internacionais e Defesa na Amazônia
        Título: Relações Internacionais e Defesa na Amazônia 
        Autor(es): Durbens Martins Nascimento
        Editora: NAEA 
        Ano: 2008 
        Resumo: Resultado de dois seminários ocorridos na Amazônia, a coletânea reúne artigos que, de forma abrangente, alcançam várias nuances da defesa na região. De acordo com uma das autoras, Eneida Assis, os trabalhos tratam da defesa em uma nova perspectiva, que inclui o papel das forças ramadas em situações como o narcotráfico até o aquecimento global. 
      • Atores Sociais, trabalho e dinâmicas territoriais
        Título: Atores Sociais, trabalho e dinâmicas territoriais 
        Autor(es): Edna Maria Ramos de Castro, Ligia Terezinha Lopes Simonian, Thomas Peter Hurtienne, Norbert Fenzl
        Editora: NAEA 
        Ano: 2007 
        Resumo: Desde o seu início, o NAEA tem presença marcante nas pesquisas sobre Políticas Públicas e Gestão. O objetivo da pesquisa que deu origem a esse livro foi traçar um balanço das experiências de gestão pública no nível das municipalidades. 
      • Imagem e pesquisa na Amazônia: ferramentas de compreensão da realidade
        Título: Imagem e pesquisa na Amazônia: ferramentas de compreensão da realidade 
        Autor(es): Sandro Ruggeri Dulcet, Claudia Kahwage
        Editora: NAEA 
        Ano: 2007 
        Resumo: Com esta obra inicia-se um inventário e publicação das pesquisas com imagem realizadas por pesquisadores da Região Amazônica, em diversas disciplinas acadêmicas. As imagéticas singulares e diversas da região são neste livro investigadas que trazem à tona imagens, iconográficas, fotográficas, de vídeo ou de cinema, como fonte de produção de conhecimento. São aqui publicados trabalhos de Ligia Simonian, Fabio Castro, João Jesus de Paes Loureiro, Alexandre Sequeira, Sandro Ruggeri, Jorane Castro, Claudia Kahwage e Silvio Figueiredo. 
      • Análise de incertezas em programas educacionais
        Título: Análise de incertezas em programas educacionais 
        Autor(es): Marianne Kogut Eliasquevici
        Editora: NAEA 
        Ano: 2007 
        Resumo: Este livro é resultado de uma adaptação da Tese de Doutorado que a professora Mariana Kogut Eliasquevici apresentou no Programa de Interdisciplinar de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará. A autora buscou e sistematizou uma abordagem de Análise Integrada para identificar e manejar incertezas em programas governamentais, tendo a Educação a Distância no Estado do Pará como base factual. É destinado a várias audiências principalmente a técnicos e dirigentes públicos, tomadores de decisão que têm interesse de se inteirar sobre técnicas de análise integrada e conhecer melhor as possibilidades das análises de incertezas; as educadores, especialmente aqueles que se envolvem com programas inovadores para os quais, tal como a educação a distância, encontram divergências de opiniões, de expectativas e de preferências que podem influir diretamente no sucesso dos empreendimentos. Estudantes que querem se iniciar no tema, para contribuir com novos conhecimentos neste campo, encontrarão uma rica abordagem e uma extensa bibliografia, que lhes propiciará acesso rápido ao estado da arte. 
      • Mineração e Reestruturação Espacial da Amazônia
        Título: Mineração e Reestruturação Espacial da Amazônia 
        Autor(es): Maurílio de Abreu Monteiro, Maria Célia Nunes Coelho
        Editora: NAEA 
        Ano: 2007 
        Resumo: Este livro, em específico, é resultado não só de conhecimentos acumulados em mais de uma década de pesquisa, mas particularmente do desenvolvimento do projeto de pesquisa, intitulado "Mineração e (Des)estruturação Espacial e Políticas Fiscais na Amazônia Oriental Brasileira". A unidade do livro se encontra nos seguintes pressupostos: (1) a grande mineração ou a mineração industrial é uma (não é a única força, mas é uma importante) força transformadora que modela os espaços; (2) as minas e as propriedades dos "sistemas sociais complexos" e dos minérios são estruturantes e que os movimentos de desestruturação são simultâneos aos de reestruturação; (3) os processos sócio-espaciais passam tanto do global para o local, quanto do local para o global; (4) a verticalização correspondia ao esperado regionalmente, embora se soubesse que as condições para que ela ocorresse estava quase que restrito às áreas portuárias próximas aos centros consumidores. 
      • Reservas da Biosfera na Amazônia
        Título: Reservas da Biosfera na Amazônia 
        Autor(es): Luis Eduardo Aragón Vaca, Miguel Glüsener-godt, Deryck Bernard
        Editora: NAEA 
        Ano: 2007
        Resumo: Este livro é o resultado de documentos apresentados e discutidos durante o International Workshop on Amazon Biosphere Reserves: An Integrative and Transboundary Initiative, realizado em Georgetown, Guiana, no período de 24 a 26 de abril de 2006. 
      • População e Meio Ambiente na Pan-Amazônia
        Título: População e Meio Ambiente na Pan-Amazônia 
        Autor(es): Luis Eduardo Aragón Vaca
        Editora: NAEA 
        Ano: 2007
        Resumo: O livro que agora apresentamos resultou de trabalhos apresentados e debatidos durante o Seminário Internacional População e Meio Ambiente na Pan-Amazônia, realizado em Belém, de 14 a 16 de setembro de 2006, no âmbito do Projeto Meio Ambiente, População e Desenvolvimento da Amazônia (MAPAZ). O livro analisa as relações entre população e meio ambiente nos países amazônicos, através de estudos de caso na Amazônia de cada país. Os temas estudados demonstram a complexidade da relação população e meio ambiente e sua diferenciação espacial. A problemática ambiental não é a mesma em todos os países nem tampouco as prioridades dos governos com a solução desses problemas. Mas os impactos ambientais sofridos pela população e os riscos ambientais a que ela está exposta ultrapassam fronteiras, sendo que muitas das ações num país repercutem no outro. 
          • Ver-o-Peso: Estudos Antropológicos no Mercado de Belém
            Título: Ver-o-Peso: Estudos Antropológicos no Mercado de Belém 
            Autor(es): Wilma Marques Leitão
            Editora: NAEA 
            Ano: 2010 
            Resumo: Este livro é fruto de diversas pesquisas cujo foco é o mercado do Ver-o-Peso, realizadas durante os anos de 2007 e 2008, na faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará, com o objetivo ampliado de sistematizar os conhecimentos socioantropológicos sobre este lugar emblemático na cidade de Belém. 
          • Amazônia e Defesa: dos fortes às novas Conflitualidades
            Título: Amazônia e Defesa: dos fortes às novas Conflitualidades 
            Autor(es): Durbens Martins Nascimento
            Editora: NAEA 
            Ano: 2010 
            Resumo: Esta obra traz ao leitor uma contribuição da Universidade sobre a investigação das dinâmicas sociopolíticas e espaciais, e a natureza de seus processos internos interpretadas no âmbito dos estudos de defesa. 
            • Migração de Brasileiros Para a Guiana como Estratégia de Sobrevivência
              Título: Migração de Brasileiros Para a Guiana como Estratégia de Sobrevivência 
              Autor(es): Hisakhana Pahoona Corbin
              Editora: NAEA 
              Ano: 2012 
              Resumo: O trabalho de Hisakhana representa uma contribuição original para avançar no estudo da migração internacional na Pan-Amazônia, e nesse contexto, especificamente, como se processa a migração de garimpeiros brasileiros para a Guiana e seus impactos ambientais, sociais e econômicos nesse país. O livro surge num momento especial em que a migração internacional constitui um dos elementos mais relevantes da sociedade contemporânea em nível global, tornando-se leitura obrigatória para todos aqueles interessados em entender melhor a realidade amazônica, estudar a migração internacional e entender as relações do Brasil na Guiana. 
            • Territorialização do Campesinato no Sudeste do Pará
              Título: Territorialização do Campesinato no Sudeste do Pará 
              Autor(es): Rogério Henrique Almeida
              Editora: NAEA 
              Ano: 2012 
              Resumo: A pesquisa de Rogério Almeida parte da complexa situação histórica suscitada pelas intervenções econômicas e fundiárias que ocorrem no Sudeste do Pará, desde os anos setenta. A territorialização do campesinato no sudeste do Pará é interpretada como "produto de pressão, negociações e acomodações de forças sociais e políticas". Essa noção sintetiza diversas estratégias de agentes sociais de permanência na terra. Territorialização do Campesinato no Sudeste do Pará, apresentado pelo jornalista Rogério Almeida como dissertação de Mestrado no PDTU/NAEA persegue linhas teóricas e metodológicas dos autores que compartinham desse objeto de conhecimento. A publicação é também uma contribuição a ser levada e aberta à critica por parte dos movimentos sociais, desta forma, cumprir a sua finalidade precípua. 
              • O Fetiche do Emprego
                Título: O Fetiche do Emprego 
                Autor(es): Manoel de Jesus de Souza Pinto
                Editora: NAEA 
                Ano: 2012
                Resumo: Na tentativa de construir uma sociologia da clandestinidade, este trabalho investiu numa possibilidade real de reflexão sobre o nosso tempo-presente, pleno de contradições. O livro mostra as relações de trabalho de brasileiros na Guiana Francesa e a inserção desses imigrantes no mercado de trabalho local. O autor procura fazer uma reflexão sobre como as migrações internacionais, em tempos de globalização, parecem colaborar para desenraizar, excluir e incluir marginalmente muitos trabalhadores brasileiros que atuam no mercado de trabalho guianense. A pesquisa tem como escopo principal dimensionar o que é ser imigrante ilegal na Guiana Francesa e qual a consequência desse fato nas ralações de trabalho dos brasileiros em Cayenne. 
              • Desenvolvimento e Sustentabilidade
                Título: Desenvolvimento e Sustentabilidade 
                Autor(es): Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior, Oriana Trindade de Almeida, Silvio José de Lima Figueiredo
                Editora: NAEA 
                Ano: 2012 
                Resumo: A presente coletânea reúne o resultado de diversas pesquisas que se desenvolveram no seio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA, criado em 1973. No meio do debate das questões ligadas ao desenvolvimento, os alunos dos cursos de especialização, mestrado e doutorado se dedicam a estudos voltados para o entendimento do desenvolvimento e da sustentabilidade, principalmente da Região Pan-Amazônica. Neste livro, apresentam-se trabalhos oriundos da pós-graduação stricto sensu, o curso de mestrado, existente desde 1977, e o de doutorado, desde 1994, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido (PPGDSTU). A obra está organizada a partir de cinco temas: Políticas Públicas, Ambiente e Desenvolvimento; Comunidades e Práticas Sociais; Manejo dos Recursos Naturais; Sistema Produtivos e Desenvolvimento Econômicos; e Cidades, Modernização Tecnológica e Estudos Ubanos.
            • Pacamorema / Resex Mãe Grande: Terra de Feiticeiras ou Metáfora para Impasses ao Desnvolvimento?
              Título: Pacamorema / Resex Mãe Grande: Terra de Feiticeiras ou Metáfora para Impasses ao Desnvolvimento? 
              Autor(es): Ligia Terezinha Lopes Simonian, Diana Priscila Sá Alberto, Iane Maria da Silva Batista, Estér Roseli Baptista
              Editora: NAEA 
              Ano: 2012 
              Resumo: "[...] com a leitura desta obra, produzida a partir de pesquisas em campo de quatro profissionais compromissadas com questões sociais, ambientais, econômicas e culturais passamos a refletir acerca de quão importante se faz compartilhamos conhecimentos das populações tradicionais e suas manifestações culturais. Ao mesmo tempo, compreender sua relação com a vida como parte do processo de (re)construção identitária de um povo. Ao partir dessa perspectiva, me aventurei a descobrir a ilha de Pacamorema nas páginas deste livro, sob a ótica do que ora se conceitua como Patrimônio Cultural". 
            • Migração Interna na Pan-Amazônia
              Título: Migração Interna na Pan-Amazônia 
              Autor(es): Luis Eduardo Aragón Vaca
              Editora: NAEA 
              Ano: 2012
              Resumo: O processo de expansão da fronteira da Amazônia internacional é o ponto de partida para o livro "Migração Interna na Pan-Amazônia", organizado pelo pesquisador do Naea professor Luiz Aragón. A coletânea é fruto dos trabalhos de 14 pesquisadores e foram apresentados no "Seminário Internacional Migração Interna Pan-Amazônia", realizado em outubro de 2012.Dentre várias conclusões, alguns dos estudos permitem dizer que apesar das diferenças nos processos históricos e econômicos de cada país, a concepção da região ainda é baseada na ideia da Amazônia enquanto celeiro de recursos naturais, "com enormes riquezas a serem exploradas para o progresso nacional". 
              • Desafios na Amazônia: uma nova assistência técnica e extensão rural
                Título: Desafios na Amazônia: uma nova assistência técnica e extensão rural 
                Autor(es): Armin Mathis, Maurílio de Abreu Monteiro, Dion Márcio Carvaló Monteiro 
                Editora: NAEA 
                Ano: 2006 
                Resumo: A elaboração de estratégias que tenham como um de seus axiomas a sustentabilidade ambiental dos processos produtivos na Amazônia deve, necessariamente, estar associada a padrões de produção social que guardem diferenciações dos paradigmas assentados na homogeneização e padronização dos elementos produtivos, inclusive da sua base natural. Tal diferenciação, em termos de fundamento paradigmático requer, dentre outras coisas, uma nova postura social capaz de valorizar o conhecimento tácito e não só aquele que pode ser facilmente formalizado em manuais; como também demanda maior de capacidade de produzir e difundir conhecimentos e inovações. 
              • Escravos e senhores de Bragança: (documentos históricos do século XIX, região bragantina, Pará)
                Título: Escravos e senhores de Bragança: (documentos históricos do século XIX, região bragantina, Pará) 
                Autor(es): Edna Maria Ramos de Castro
                Editora: NAEA 
                Ano: 2006 
                Resumo: É um documentário, cuja divulgação torna-se urgente e necessária, traz para a academia substancial matéria-prima para estudos complementares. E contribui para tornar menos frágil a nossa memória permanentemente ameaçada de destruição; tornar menos árdua a tarefa de reconstrução de um passado que é uma experiência em sempre dignificante, mas que não temos o direito de escamotear. 
              • Belém de Águas e Ilhas
                Título: Belém de Águas e Ilhas 
                Autor(es): Edna Maria Ramos de Castro
                Editora: NAEA 
                Ano: 2006 
                Resumo: Poucos trabalhos têm se dedicado à análise das relações entre a vida urbana e o universo das águas , daí a originalidade das pesquisas que deram origem a esta coletânea. A cidade de Belém constituiu o centro de interesse e de experimentação. Assim, as principais contribuições deste livro estão direcionadas à compreensão das novas dinâmicas espaciais e dos processos de mudança verificados na economia, nas formas de sociabilidade e nos ecossistemas, na região do estuário amazônico. P.S. Exemplares esgotados para venda na Editoração do NAEA. 
              • Comunicação e Meio ambiente
                Título: Comunicação e Meio ambiente 
                Autor(es): Luciana Miranda Costa
                Editora: NAEA 
                Ano: 2006 
                Resumo: A cada estação seca, os fogos acidentais que fogem das roças agrícolas geram sofrimento e perdas econômicas para muitas comunidades de agricultores da Amazônia. "Comunicação e Meio ambiente" apresenta o maior trabalho feito até agora na busca das lições aprendidas através dos programas que surgiram nos últimos oito anos para abordar a problemática dos incêndios florestais e das campanhas de comunicação relacionadas ao tema. O livro traz várias críticas e importantes sugestões para esta temática de enfoque interdisciplinar. 
              • Desenvolvimento Rural Sustentável com Base no Paradigma da Agroecologia
                Título: Desenvolvimento Rural Sustentável com Base no Paradigma da Agroecologia 
                Autor(es): Gilson Da Silva Costa
                Editora: NAEA 
                Ano: 2006 
                Resumo: O autor Gilson da Silva Costa mobiliza as noções integradoras da "agroecologia" para fazer as necessárias interfaces interdisciplinares que exige a leitura de sistemas; explora a constituição interna das estruturas sociais de um dos mais antigos campesinatos da Amazônia e do Brasil, o das ilhas Pacuí e Cuxipiari, em Cametá, expondo seus fundamentos produtivos e reprodutivos caracterizados por particular articulação de recursos agrícolas e extrativos, terrestres e aquáticos, e por uma demografia e cultura marcadas por um processo histórico que remonta à constituição da economia ribeirinha amazônica. 

            • Políticas Públicas e Desenvolvimento Local na Amazônia: Uma Agenda de Debate
              Título: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local na Amazônia: Uma Agenda de Debate 
              Autor(es): Armin Mathis, Maria Célia Nunes Coelho
              Editora: NAEA 
              Ano: 2005 
              Resumo: Este livro teve sua origem vinculada ao desenvolvimento do segundo ciclo de um projeto de pesquisa sobre Estado e Políticas Públicas na Amazônia, viabilizada pela parceria (convênio) estabelecida entre o NAEA da UFPA e a Fundação Ford. 
            • No caminho de pedras de Abacatal: experiência social de grupos negros no Pará
              Título: No caminho de pedras de Abacatal: experiência social de grupos negros no Pará 
              Autor(es): Edna Maria Ramos de Castro, Rosa Elizabeth Acevedo Marin
              Editora: NAEA 
              Ano: 2004 
              Resumo: O estudo sobre a experiência social deste grupo negro focalizou a etnogênese das famílias, sua organização social e espacial, assim como as relações sociais e as situações de conflitos no qual se encontram imersas. A existência do grupo atravessa sete gerações, cada uma acrescentando elementos específicos de uma experiência social de ocupação, de permanência no território, apesar do processo de cercamento, que reduziu os moradores atuais a uma área irrisória. 
            • Diferenças Intra-Urbanas de saúde em Belém
              Título: Diferenças Intra-Urbanas de saúde em Belém 
              Autor(es): Maria Das Dores Machado
              Editora: NAEA 
              Ano: 2004 
              Resumo: Trata-se de uma contribuição teórica e metodológica inovadora sobre o tema, posto que na Região Amazônica estamos desprovidos de referenciais bibliográficos no campo da epidemiologia social, tanto teóricos quanto metodológicos na qual se espelha esta pesquisa acadêmica. 
                            • Envelhecimento e Pesca: redes sociais no estuário amazônico
                              Título: Envelhecimento e Pesca: redes sociais no estuário amazônico 
                              Autor(es): Vera Lúcia Scaramuzzini Torres
                              Editora: NAEA 
                              Ano: 2004
                              Resumo: Redes de envelhecimento em uma sociedade pesqueira no estuário amazônico foram tecidas pela autora sob o sol, chuva e ventos de Curuçá, na Zona do Salgado, em longos dias de trabalho de campo. Vera Scaramuzzini vem a público mostrando em sua tecitura questões do conhecimento a respeito do envelhecimento entre pescadores do estuário amazônico, uma das áreas privilegiadas por aqueles que fazem da pesca, da coleta e de outras atividades sua base de vida material e social. 
                            • Água e Saúde Humana em Belém
                              Título: Água e Saúde Humana em Belém 
                              Autor(es): Karla Teresa Silva Ribeiro
                              Editora: NAEA 
                              Ano: 2004 
                              Resumo: O estudo realizado por Karla Ribeiro é construído sobre uma espécie de cartografia que mostra as mudanças na paisagem hídrica de Belém, modificada pela perda física dos rios e igarapés e pela deterioração de sua qualidade, o que restringe a base física de sobrevivência de alguns grupos humanos. 
                            • Da senzala à vitrine: relações raciais e racismo no mercado de trabalho em Belém.
                              Título: Da senzala à vitrine: relações raciais e racismo no mercado de trabalho em Belém. 
                              Autor(es): Assunção José Pureza Amaral
                              Editora: NAEA 
                              Ano: 2004 
                              Resumo: Esta obra é o resultado de uma reflexão no contra-discurso da igualdade racial e das relações democráticas na sociedade brasileira. Traz à tona as estruturas classificatórias e hierarquizantes que estigmatizam o negro. O livro é rico em imagens, e símbolos e significados dessa ambigüidade que cerca a contratação de pessoas para o mercado de trabalho. O grande mérito deste livro é trazer ao público relações reais, romper com as evidências que fazem do discurso dominante, poder e força simbólica. 
                            • Mito e Modernidade na Trilogia Amazônica, de João de Jesus Paes Loureiro
                              Título: Mito e Modernidade na Trilogia Amazônica, de João de Jesus Paes Loureiro 
                              Autor(es): Relivaldo Pinho de Oliveira
                              Editora: NAEA 
                              Ano: 2003 
                              Resumo: Este livro toma a poesia de de João de Jesus Paes Loireiro, em especial sua Trilogia Amazônica como ponto de ancoragem, pois sua poesia se constitui hoje como uma das peças mais importantes no conjunto de reflexões sobre a nossa região.Relivaldo Pinho de Oliveira acaba por traçar, nas suas linhas mais gerais, não só o itinerário do poeta e teórico, onde poesia e produção teórica caminham juntas. Seu objetivo, sua matéria é, sem dúvida nenhuma, a Amazônia, mostrando em que medida a Trilogia Amazônica, de Paes Loureiro é também uma reflexão sobre a nossa realidade, que torna insustentável qualquer conceito de "desenvolvimento sustentável", que elimine de seu horizonte o trabalho poético. 
                            • O Desencanto da Princesa
                              Título: O Desencanto da Princesa 
                              Autor(es): Helena Doris de Almeida B. Quaresma
                              Editora: NAEA 
                              Ano: 2003 
                              Resumo: Este livro por certo encantará os leitores, pois no texto Helena Dóris "desencanta a Princesa" dessa unidade de conservação. Com sensibilidade, criatividade e precisão, a autora traduz de modo quase poético os recursos naturais, a cultura da ilha e as políticas públicas. Nota-se que, à época da realização da pesquisa, tais políticas eram praticamente inexistentes, situação que persiste nos dias atuais. 
                            • Problemática do uso local e global da água na Amazônia
                              Título: Problemática do uso local e global da água na Amazônia 
                              Autor(es): Luis Eduardo Aragón Vaca
                              Editora: NAEA 
                              Ano: 2003
                              Resumo: O livro discute e analisa questões cruciais, entre as quais: como gerenciar um recurso finito que tende à escassez e que definirá o futuro da vida no planeta? Quais parâmetros éticos orientarão um novo contrato social no que diz respeito aos recursos hídricos? Como conciliar o caráter vital da água co o valor econômico que ela representa? Que medidas se fazem necessárias para resolver o problema do acesso à água potável e qual o papel da Amazônia e do Trópico Úmido nessa questão? 
                            • Conservação e Desenvolvimento no Estuário e Litoral Amazônicos
                              Título: Conservação e Desenvolvimento no Estuário e Litoral Amazônicos 
                              Autor(es): Luis Eduardo Aragón Vaca
                              Editora: NAEA 
                              Ano: 2003 
                              Resumo: Reúne trabalho apresentado no “Seminário Internacional Ciência e Educação Superior na Amazônia: experiências de conservação e desenvolvimento em zonas costeiras do litoral amazônico e alternativas de cooperação internacional”, realizado em Belém, em dezembro de 2001. 
                            • Título: Inovação e Difusão Tecnológica para Sustentabilidade da Agricultura Familiar na Amazônia: Resultados e implicações do projeto SHIFT Socioeconomia.                 
                            • Autor(es): 

            Francisco de Assis Costa, Thomas Hurtienne, Claudia Kahwage).                                Editora: NAEA                
          • Título: Inventários de Leis, Decretos e Regulamentos de Terras do Maranhão: 1850-1996       Autor(es): Joaquim Shiraishi Neto                                                                                          Editora: NAEA 
          • Título: Issues of Local and Global Use of Water from the Amazon                                                                  Autor(es)Luis E. Aragón                                                                                                                                Editora: NAEA  
          • Título: O grupo dos novos: Memórias Literárias de Belém do Pará                                                                 Autor(es): Marinilce Coelho                                                                                                                             Editora: NAEA
          • Título: A Terra dos Homens e a Paisagem                                                                                      Autor(es)Pierre Dansereau                                                                                                          Editora: NAEA 
          • Título: Juldados da Terra                                                                                                      Autor(es): Rosa E. Acevedo Marin                                                                                                Editora: UFPA 
          • Em breve mais títulos estarão disponíveis. Atualização: 04/06/2019
          • Para consultar a disponibilidade de outros livros entrar em contato com a Livraria do NAEA.
Editora NAEA. Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750. Telefone: +55 (91) 3201-8521 - Universidade Federal do Pará (UFPA). - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).