Criado em 1973, em 45 anos o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos vem contribuindo para a formação de pesquisadores e de professores não somente para o estado do Pará como também para a Pan-Amazônia e outras regiões do planeta. O pensamento sobre uma das regiões mais importantes do mundo, a Região Amazônica, foi por muito tempo dominado por narrativas que eram produzidas fora da própria região, que apresentavam distorções e visões relativas a olhares sempre externos. A criação do NAEA veio contribuir para a produção científica e portanto de pensamento cientifico sobre a região, ao mesmo tempo em que ela se complexificava com as políticas públicas para desenvolvimento regional. Como temática centra, o desenvolvimento regional passou a incorporar temas interligados, como o estudo do estado, das políticas e da gestão pública, dos temas relacionados à exploração dos recursos naturais e desmatamentos, à exploração mineral, energética, e agropastoril, a vida nas cidades, movimentos populacionais e cultura das populações amazônicas.

Apresentação


Com o objetivo de debater o desenvolvimento, o NAEA cumpre um papel importante na crítica a esse mesmo desenvolvimento e incorpora a temática da sustentabilidade como referencia para compreendê-lo. Dessa forma, é possível contribuir para a resolução de problemas concretos que atingem regiões na fronteira da idéia clássica do desenvolvimento, construindo perspectivas teóricas que possam dar conta dessa complexa realidade, a partir da visão de pesquisadores que atuem no local. Além disso, o NAEA atua indistintamente com a diversidade de grupos e comunidades da região no sentido de fortalecer e produzir suas próprias leitoras da realidade e de resolução de seus problemas, na relação com os constrangimentos da globalização e do mercado mundial.

As ações do NAEA estão concentradas nos seus inúmeros Grupos de Pesquisas, como pesquisadores das mais diferenciadas temáticas. As produções acadêmico-cientificas são oriundas dos três programas de Pós-Graduação que constroem o NAEA, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido – PPGDSTU, o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública – PPGGP, e o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu - PPLS.

Além de comemorar seus 45 Anos, o NAEA comemora ainda a passagem do PPGDSTU para a nota 6, na CAPES, da qual fazem parte um seleto grupo de PPGs brasileiros, com importância reconhecida nacional e internacionalmente.As comemorações iniciam com as aulas magnas dos cursos, além de seminários abertos dos grupos de pesquisa, e com o Seminário Internacional a ser realizado no final do ano de 2018, para debates atuais sobre as questões concernentes ao NAEA. Assim, convidamos a todos para comemorarem conosco essa grande data, nos diversos eventos e ações que serão realizados nesse ano.

Saiba Mais Sobre os eventos!
Veja Todas as Fotos!

Para mais informações


Entre em contato por telefone, por nosso website, e-mail, redes sociais ou pessoalmente

Secretaria adjunta do NAEA:

(91) 3201-7701/7647

E-mail dos 45 anos:

naea45anos@gmail.com

Redes Socias:

 

Endereço:

Av. Perimetral, Nº1 - Guamá. Belém-PA, Brasil

Renderizada em 0.0396 segundos.