Página inicial - Menu Noticias - Seminário "Turismo e Desenvolvimento Regional" - Belém

Seminário "Turismo e Desenvolvimento Regional" - Belém

Continuando nossa programação dos 50 anos, no dia 17 de março, teremos o seminário sobre o tema Turismo e Desenvolvimento Regional, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

A qualificação profissional e formação de pessoal para atuação no turismo é uma das grandes questões que se apresenta em um campo que se propõe a ser um dinamizador de empregos e de ocupações. O Grupo de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente, coordenado pelo Prof. Silvio Lima Figueiredo e vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA, da UFPA, tem participado de diversas pesquisas referentes a esse tema, tanto em nível nacional como local. Tendo em vista a comemoração dos 50 anos do NAEA, o Grupo de Pesquisa realizará o Seminário Turismo e Desenvolvimento Regional, com duas programações.
Uma etapa do seminário será realizada em Belém e outra em Santarém, com a presença da Profa. Marutschka Moesch da Universidade de Brasília. A professora Marutschka Moesch tem larga experiência nas questões relacionadas ao turismo e à qualificação de pessoal para o turismo, tendo coordenado nos últimos anos as pesquisas que deram suporte ao Ministério do Turismo para elaboração dos planos de qualificação para o setor.
A Mesa Redonda Políticas Públicas de Qualificação Turística em novos cenários será realizada em Belém, em parceria com o IFPA, com a participação da Professora Marinete Boulhosa, e com a presença da Sra. Margarete Carvalho, Gerente de Qualificação da Setur/PA e da Sra. Natascha Penna (SETUR e NAEA), no dia 17 de março às 15 horas no auditório do NAEA-UFPA.
A palestra Territorialização das Políticas Públicas de Qualificação Turística será realizada em Santarém, tendo como debatedoras as Profas Kassia Farias, do Instituto Federal do Pará campus Santarém (IFPA – Santarém), e Sandra Sousa, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no dia 20 de março às 9 horas no auditório do IFPA – Santarém.
Dentre os objetivos dos eventos constam: debater as principais questões e entraves das políticas de qualificação no setor, abordar alternativas e novas propostas para qualificação e formação no turismo e a criação de uma rede de pesquisa nessa área.
O evento é uma realização do Naea-UFPA, em parceria com o IFPA (Belém e Santarém) e a UFOPA, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém e CNPq.

Inscrições pelo SisNAEA.

Transmissão ao vivo no Canal do NAEA: https://youtube.com/live/Cfh_r3gCLI4?feature=shares

Programação:

09:00h - Palestra: Gestão de Centros Culturais para o Desenvolvimento Regional:

• Palestrante: Profª Drª. Elis Miranda (UFF)

15:00h - Mesa Redonda: Políticas Públicas de Qualificação Turística em Novos Cenários

• Palestrantes:

Profª Drª. Marutschka Moesch (UNB)

Prof. Dr. Silvio Lima Figueiredo (NAEA/UFPA)

Profª. Ma. Marinete Boulhosa (IFPA e NAEA)

Margarete Carvalho (SETUR,PA)

• Mediação: Ma. Natascha Penna (SETUR e NAEA)