Página inicial - Menu Noticias - Naea conclui curso profissionalizante sobre organização do turismo

Naea conclui curso profissionalizante sobre organização do turismo

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) promoveu, por meio de plataforma virtual, o curso piloto Organização e Comercialização de Práticas Turísticas por Meios Digitais (Proposta de Curso Piloto – Versão Remota) dentro do projeto Concepção de Referenciais Metodológicos para os Planos Territoriais, Programas e Projetos de Qualificação no Turismo Nacional, coordenado pela Universidade de Brasília e pela Universidade Federal do Pará, por meio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, na sua versão regional. O curso foi ofertado e realizado entre os dias 17 de dezembro de 2020 e 29 de janeiro de 2021, das 17 às 19h/20h.

No curso, os participantes puderam aprender noções básicas de ferramentas para construção de site e perfis em mídias sociais para operacionalização e comercialização de práticas turísticas, dos mais diversos tipos.

O curso se insere em pesquisa nacional sobre qualificação em turismo no Brasil e no Estado do Pará. A proposta de curso foi elaborada a partir da pesquisa realizada no período de janeiro a setembro de 2020 nos municípios de Belém, capital do Estado, Salvaterra e Soure (Ilha de Marajó), Santarém e Belterra (região do Tapajós), que fazem parte das rotas turísticas prioritárias no Pará, e que deram base para a construção da formação/qualificação a partir da identificação e análise das demandas territoriais e realidades locais. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de formulários, entrevistas remotas, e a realização de quatro oficinas virtuais com os principais agentes relacionados à qualificação do turismo no Estado, e dos municípios citados, como agentes públicos, professores, alunos e egressos. A partir desses dados, foi possivel elaborar o projeto pedagógico do curso, reduzido e adaptado ao meio virtual.

A aula magna do curso foi realizada no dia 17 de dezembro, e foi ministrada pelo Prof. Silvio Figueiredo, do Naea. A aula foi aberta pela profa. Marustcha  Moesch, da UNB e pelo Sr. William França, Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, do Ministério do Turismo, além do Prof. Silvio Figueiredo representando o NAEA.

A Aula Magna do curso ocorreu virtualmente, devido a pandemia de Covid-19.

O curso buscou contribuir para uma formação pessoal e profissional no turismo, trabalhando dentro de uma perspectiva de rede e de sustentabilidade, considerando as inúmeras formas de organização e práticas turísticas, as demandas e particularidades locais e a nova realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus, na qual a linguagem e ferramentas do mundo digital se destacaram como fundamentais nesse processo.

Os temas abordados foram: Turismo e hospitalidade, Turismo responsável, Fundamentos do marketing digital, Sistema do Turismo, Mundo digital (Rede Social, espaços, ferramentas, relacionamentos), Empreendedorismo digital, Uso, operacionalização e comercialização das práticas turísticas através das redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, Whatsapp e Tik Tok.

Ao final do curso os alunos elaboraram práticas ou incrementaram as já existentes e comercializadas, e apresentaram pequenos vídeos e slides sobre as práticas escolhidas, para postagem em ambiente virtual.

Entre os professores estavam Sandra Sousa, professora da UFOPA, Marinete Boulhosa, Professora do IFPA e aluna do PPGDSTU, Natascha Penna, Kassia Farias, Ana Paula Moraes, alunas no PPGDSTU, Arthur Perdigão, do aluno do Curso de Turismo da UFPA, Péricles Carvalho, do Sebrae, Rhuanne Pereira, da Setur/PA, e as professoras convidadas Danielle Filgueiras e Odete Freitas.

O público alvo são pessoas que trabalham no setor e principalmente pequenos empreendedores individuais, e que necessitavam obter esse tipo de conhecimento para aplicação futura, sendo formados aproximadamente 20 alunos.

O curso é uma realização do NAEA/UFPA com o CET/UNB, a partir do Ministério do Turismo. Contou ainda com os apoios da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), do Instituto Federal do Pará (IFPA), Sebrae e Secretaria de Turismo do Pará.