Página inicial - Livros - NORTE ARAGUAIA: territórios e conflitos

Autor(es): João Carlos Barrozo
Editora: NAEA
Ano: 2019
Resumo: Como resultado do projeto de pesquisa “Impactos econômicos, ambientais, sociais e culturais do avanço da agricultura moderna no Norte Araguaia mato-grossense” (2015-2017), executado pelo Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU)/Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), neste livro pretende-se informar e analisar problemas relevantes relacionados com as áreas rurais da microrregião Norte do Araguaia, que por muito tempo foi relegada ao esquecimento, e atualmente é a nova fronteira do agronegócio em Mato Grosso. Para os empresários do agronegócio e para os políticos o “progresso” está chegando. Para os agricultores familiares, a expansão da soja na região representa a expropriação de suas terras, o deslocamento forçado e um futuro incerto. Para o meio ambiente, as consequências são a contaminação de populações, da fauna e da flora por agrotóxicos, o aumento do desmatamento e o assoreamento de rios e córregos.