Sobre os Papers do NAEA

.

REGULAMENTO DOS PAPERS DO NAEA

Papers do NAEA - periódico no formato Working Papers, são publicados por meio digital, no site do NAEA. Com o objetivo de divulgar de forma mais rápida o produto das pesquisas realizadas no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e também os estudos oriundos de parcerias institucionais nacionais e internacionais, os Papers do NAEA publicam textos de professores, alunos, pesquisadores associados ao Núcleo, parceiros e convidados para submetê-los a uma discussão ampliada e que possibilite aos autores um contato maior com a comunidade acadêmica.

Periodicidade – Os Papers do NAEA são publicados em fluxo contínuo a partir do envio e aprovação dos originais dos autores. São publicados e organizados por ano.

Temáticas – Os Papers do NAEA são aceitos e publicados a partir de temáticas relacionadas com os assuntos pesquisados e debatidos no NAEA (Desenvolvimento, Sustentabilidade, Políticas Públicas, Planejamento e Gestão Pública, entre outros).

Línguas – Os Papers do NAEA podem ser escritos em português, francês, espanhol ou inglês.

Submissão – A submissão ocorre através do envio do manuscrito ao e-mail: papers_naea@ufpa.br.

Avaliação – Os Papers são avaliados por processo de avaliação anônima por pares, por professores pesquisadores componentes da comissão editorial e convidados, respeitando as temáticas e áreas afins. Os trabalhos são avaliados por dois consultores ad hoc (Referees), especialistas no(s) tema(s) tratado(s), cujos pareceres recomendam: a) aprovação sem alterações (aprovado); b) aprovação após alterações (Condicionalmente Aprovado – com a descrição das condições para aprovação); c) rejeição (não-aprovado).

Do item (Condicionalmente Aprovado – com a descrição das condições para aprovação) recomenda-se ao(s) autor(es) acatar(em) as sugestões, para posterior avaliação final e aprovação pelo editor científico. O texto avaliado deve ser encaminhado ao autor para que ele refaça os quesitos indicados e reencaminhe o novo texto com as partes alteradas assinaladas, para análise do avaliador ou do editor científico.

Do Item (não aprovado): O texto não aprovado pode ser encaminhado para um novo avaliador, caso as observações dos avaliadores iniciais sejam conflitantes ou necessitem de algum esclarecimento após as análises do editor científico.

Dos Prazos - O processo de avaliação tem duração de um a dois meses em função dos procedimentos avaliativos e da demanda. Solicita-se para o avaliador a devolução do parecer em até vinte (20) dias a partir da solicitação da sua colaboração. Caso haja indicação de alterações pelo avaliador, o autor terá até 15 dias para refazer o texto e encaminhar à editoração.

Seções – Os Papers do NAEA podem acolher artigos originais e de revisão, resenhas, notas de eventos científicos, notas de pesquisa e entrevistas/conferências.

Artigos de Revisão

Trabalhos inéditos e em processo, com base na análise crítica da literatura científica sobre o tema ou área do conhecimento. Os textos devem conter introdução, discussão, conclusão e referências, podendo ser estruturados em tópicos e segundo as normas de submissão dos Papers.

Artigos Originais

Trabalhos inéditos e em processo, com apresentação de resultados parciais ou finais, experimentais, empíricos e teóricos. Os textos devem conter introdução, discussão e resultados, conclusão, referências e outros elementos estruturais, conforme as normas de submissão dos Papers.

Entrevistas/Conferências

Publicação de conferências ministradas ou entrevistas dadas por autores de renome nacional e internacional, e que tenham proximidade com a realidade e os temas dos Papers.

Resenha

Analisa obras de referência publicadas a partir de estudos críticos sobre as teorias nelas contidas e resultados atingidos. Além de um título especifico para a resenha, deve apresentar a identificação da publicação, autor e editora.

Notas de Eventos

Apresentam informações sobre um evento científico, geralmente elaboradas por seus participantes.

Nota de Pesquisa

Apresenta informações sobre uma pesquisa em andamento ou relatórios de campo. O texto deve ser apresentado seguindo as normas dos artigos, podendo citar os dados preliminares, progressos, entraves e outros elementos a critério do autor.

Política de Acesso Livre - Os Papers do NAEA adotam o acesso livre e gratuito ao seu conteúdo (open access), no sentido de promover a divulgação e democratização do conhecimento científico.

Os Papers não fornecem cartas de aceite. Após as verificações de alteração, caso hajam, a editoria informa a imprenta do Paper ao autor e realiza a publicação.

Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 +55(91) 3201-7231