Tese do Naea entre as finalistas da Anptur

A tese de doutorado intitulada "Turismo e Políticas Públicas na Amazônia Brasileira: instâncias de governança e desenvolvimento nos municípios de Santarém e Belterra, Oeste do Estado do Pará", de autoria de Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, é umas das nove finalistas do "Prêmio Destaque Tese 2013", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Gradução em Turismo - Anptur. A tese de Wilker Nóbrega concorreu com mais de sessenta teses, foi única finalista da Região Norte do Brasil e foi orientada pelo Prof. Dr. Silvio Figueiredo, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. O resultado das teses finalistas foi divulgado hoje, 02 de setembro.

O trabalho de Wilker analisou a dinâmica das instâncias de governança e governabilidade nos municípios de Santarém e Belterra, Oeste do Estado do Pará por meio das intervenções associadas ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Dentre os resultados encontrados pelo autor, acredita-se que as instâncias de governança são demasiadamente desestimuladas ao exercício da participação no processo de planejamento e gestão devido à sobreposição de ações desencadeadas pelo resultado de inúmeras tentativas fracassadas de políticas voltadas ao turismo na região desde a década de 1970. Além disso, a tese conlui que as instâncias de governança turística tomaram uma forma organizacional que atende as preferências individuais pautadas no aspecto unicamente econômico, em virtude do PRT está voltado para a construção de produtos materializados a partir do desenho de roteiros turísticos, ou seja, um viés comercial, portanto não havendo a intenção de promover o desenvolvimento em uma perspectiva local/regional.

Na próxima etapa do Prêmio Anptur haverá a escolha dos três melhores trabalhos e ocorrerá por ocasião do X Seminário Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo,  na Universidade de Caxias do Sul, na cidade de Caxias de Sul-RS, de 09 de 11 de outubro.

Foto: Wilker Nóbrega