Escolha o Idioma:        

NAEA sedia reunião para parceria com países africanos

NAEA sedia reunião com Programas de Pós da UFPA para parceria com países africanos

 

Consolidar uma agenda coletiva entre a UFPA e países africanos por meio da cooperação com programas de intercâmbio foi o objetivo da reunião dessa segunda-feira, 15 de abril, na sala 13 do Naea, que teve como anfitrião o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, PPGDSTU.

O professor Ricardo Folhes explica que esse encontro uniu professores de diferentes programas de pós-graduação e faculdades da UFPA, para discutir a criação de uma rede de pesquisadores com foco em debater e ampliar o debate sobre o Sul Global, a partir dos trópicos. Nesse momento inaugural foi discutiu-se a organização de um colóquio internacional com perspectiva de ocorrer em outubro de 2019 em Cabo verde, África. Para o estabelecimento de agendas de pesquisa e colaboração entre pesquisadores de países de língua portuguesa da África e a UFPA.

A iniciativa da reunião foi da Rede de Diálogos do Sul Global da UFPA, entidade que aponta para a importância da internacionalização das unidades acadêmicas, especialmente as de pós-graduação, e necessidade de uma convergência dos interesses acadêmicos dos países que fazem parte do Sul Global, como os da África e América Latina.

A participação do NAEA, por meio do Programa de PPGDSTU, teve início o encontro entre o diretor Durbens Nascimento, o professor Luís Eduardo Aragón Vaca, coordenador da Cátedra UNESCO/NAEA, o professor Hilton Pereira da Silva do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), e a professorara Jaqueline Freire do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI/Campus de Abaetetuba), ocorrida no NAEA em 14 de março de 2019.

“O debate acadêmico é fortemente influenciado pela produção de conhecimento que vem dos EUA e Europa. Sem esquecer a produção de conhecimento atualmente existente sobre o sul global, queremos debater problemas, à luz de teorias e métodos, sobre o sul e a partir do sul”, afirma o professor Ricardo Folhes.

Fazem parte da Rede atualmente sete Programas de Pós-Graduação, duas Faculdades, um Núcleo e uma Cátedra: Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/IFCH),  Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/ITEC), Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/ICJ), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA), Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA/Campus Castanhal), Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI/Campus de Abaetetuba), Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/ICSA),  Cátedra Unesco de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável do NAEA, Faculdade de Educação e Ciências Sociais (Faecs) e Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam), ambas do Campus de Abaetetuba

 

Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231