Aula inaugural de disciplina para graduação no NAEA

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Naea, realizou na tarde de quinta-feira, 28 de março, uma aula aberta ao público em seu Auditório para dar início à primeira disciplina voltada a turmas de graduação pelo Naea.

A matéria ofertada é denominada de “Amazônia e Desenvolvimento” e tem como finalidade caracterizar o processo de desenvolvimento ao longo da história da Amazônia, destacando seus principais impactos socioeconômicos, culturais, ambientais e político-institucionais. Os discentes serão estimulados a identificarem as principais instituições e organizações que contribuíram para a formação do Estado, da sociedade e da economia da região, além de sugerir alternativas para viabilizar as mudanças institucionais necessárias a promoção do desenvolvimento regional.

Foram duas turmas no SIGAA, a primeira de 27/03 a 03/05/2019 e a segunda de 06/05 a 07/06/2019, ambas com matrículas já encerradas e com lotação máxima. A coordenação geral da disciplina é do professor Silvio Figueiredo com o acompanhamento pedagógico da professora Marilena Loureiro e será ministrada pelas professoras Rosa Acevedo e Marilena Loureiro e pelos professores Fábio Carlos da Silva, Eduardo Aragon Vaca, Adagenor Ribeiro, Durbens Nascimento.

O diretor do Naea, professor Durbens Nascimento, ressalta a importância histórica desse momento, já que desde sua fundação, em 1973, o Núcleo apenas possuía o olhar voltado à pós-graduação. “Nós começamos com o curso de especialização, Fipam, depois, inauguramos nosso mestrado em planejamento do desenvolvimento. Em 1994 foi implantado nosso doutorado em Desenvolvimento Sustentável e, em 2012 inauguramos o mestrado em Gestão Pública. Então, por mais que não seja um curso de graduação, o Naea está inaugurando um novo momento com o acolhimento dessa turma”, informa.

O pesquisador destaca a importância do conhecimento produzido no Naea estar disponível para os alunos desde a graduação, para que ainda na sua base possam discutir os eixos de desenvolvimento com uma visão ampla e interdisciplinar. “Por outro lado, é uma ação que permite a aproximação com esses estudantes, que podem vir a ingressar futuramente no Naea”, afirma.

A disciplina é o primeiro passo para essa proximidade e com ela o aluno vai poder analisar questões amazônicas a partir de um olhar multi e interdisciplinar, de maneira a ir além da sua área disciplinar e ampliar o olhar científico sobre a Amazônia.

Para Ignazio de Oliveira, estudante de Meteorologia, essa perspectiva de estudo ajuda os profissionais da região a desenvolverem um olhar local, pautado na sustentabilidade e respeito com as populações locais. “Eu também considero que essa disciplina vai expandir meu leque de conhecimentos e complementar minha visão, porque, enquanto meteorologista, eu tenho uma visão sobre a Amazônia e conhecer a perspectiva de outros profissionais será muito enriquecedor para minha formação”, relata o discente.